Lançada campanha de educação política e alistamento eleitoral nas escolas públicas

2 de maio de 2019 - 15:18 # # #

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) lançou, oficialmente, a IX Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral nas Escolas Públicas, que faz parte do Programa Eleitor do Futuro. A solenidade de lançamento foi realizada no último dia 30 de abril, na Central de Atendimento ao Eleitor de Fortaleza. No dia 16 passado, o órgão já havia assinado Termo de Cooperação com a Secretaria da Educação, com a finalidade de atrair a atenção dos estudantes da rede pública estadual para o tema.

O presidente do TRE-CE, desembargador Haroldo Máximo, e a coordenadora do Protagonismo Estudantil da Seduc, Gilgleane Silva, participaram do evento, junto com 60 alunos, de 16 e 17 anos, das Escolas Estaduais Justiniano de Serpa, Santa Luzia e Clóvis Beviláqua.

A mobilização das escolas através da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil(COPES), Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR), Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e da Central de Atendimento ao Eleitor (CEATE) foi fruto de uma parceria entre a Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC) e o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE).

O Programa Eleitor do Futuro tem o objetivo de promover a educação política dos jovens dos estabelecimentos da rede de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará, especialmente das escolas públicas, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto consciente.

As ações serão desenvolvidas nos ensinos Fundamental e Médio da rede pública do estado do Ceará. A iniciativa também visa ampliar o contingente de eleitores adolescentes, na faixa etária de 16 e 17 anos, formar e informar os adolescentes acerca da importância, da finalidade e das consequências do exercício do voto como processo de tomada de decisões. Também pretende estimular o envolvimento dos adolescentes nas diferentes esferas de organização social, incentivando-os a participar dos organismos escolares de representação estudantil.