Seduc realiza programa de formação sobre educação e diversidade étnico-racial

15 de maio de 2019 - 11:23 # #

 

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional (Codin) – Equipe de Educação Escolar Quilombola e para as Relações Étnico-Raciais, promoverá nesta quinta-feira (16), das 8h às 16h30, no auditório da Seduc, o III Encontro de Diálogos sobre Educação e Diversidade Étnico-Racial. A ação é voltada para professores da área de Ciências Humanas das escolas que compõem a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), tendo como objetivo dar continuidade à política de formação continuada na área de Educação para as Relações Étnico-Raciais.

A escolha da data foi motivada pelo Dia de Luta contra o Racismo e o Dia dos Pretos Velhos, comemorados em 13 de maio. A motivação deste terceiro encontro formativo tem como ponto de partida conhecer a importância das mulheres negras na construção de estratégias de resistência do seu povo, construindo redes de afeto. As redes estão associadas a espiritualidades e podem ou não estar relacionadas a práticas religiosas.

As iniciativas de cura, de cuidado, de proteção, de religação espiritual, de educação e de transmissão de saberes, entre outras, serão apresentadas e dialogadas com o intuito de entender a importância desse conhecimento para ressignificações pedagógicas e das relações educativas.

Na programação haverá mesa de debate, roda de conversa, apresentação de vídeo com povo de terreiro, entre outras vivências.

Data: Dia 16 de maio
Local: Auditório do Pátio Interno da Seduc
Horário: 8h às 16h30