Seminário Janaína Dutra debaterá os direitos humanos LGBT em contexto escolar

15 de maio de 2019 - 09:20 # # #

 

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Diversidade e Inclusão Educacional – equipe de Educação em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade, promove nesta quinta-feira (16), de 8h às 16h, o II Seminário Semana Janaína Dutra, abordando a temática dos direitos humanos LGBT em contexto escolar. A atividade ocorrerá no Centro de Convivência do Servidor Público, localizado no Cambeba, e contará com a presença do secretário executivo do Ensino Médio e da Educação Profissional, Rogers Mendes, no momento da abertura.

A programação contará com mesas de debate, dinâmicas, apresentação artística de estudantes da rede pública estadual e exibição de documentário. Também haverá momento de interação entre os participantes, com a exposição de experiências da escola, destacando os avanços e os desafios vivenciados dentro deste assunto.

A inserção da temática LGBT no sistema de ensino tem o objetivo de fomentar o respeito e o reconhecimento da diversidade, da orientação sexual e da identidade de gênero, sendo contemplada no Plano Estadual de enfrentamento à LGBTfobia, instituída pelo Decreto nº 32.188.

A Semana Janaína Dutra de Promoção do Respeito à Diversidade Sexual e de Gênero no Estado do Ceará foi instituída pela Lei nº 16.481, de 19 de dezembro de 2017, sancionada pelo governador Camilo Santana. O autor da Lei, deputado estadual Renato Roseno, participará da mesa de abertura do Seminário.

Janaína Dutra foi a primeira travesti a conseguir carteira de filiação junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Exerceu trabalho pioneiro junto ao Ministério da Saúde na elaboração da primeira campanha de prevenção da Aids, destinada especificamente às travestis.