Seduc lança ações do Enem Chego Junto, Chego Bem para 2019 nesta quarta-feira (29)

28 de maio de 2019 - 12:04 # # #

 

A Secretaria da Educação (Seduc) lança nesta quarta-feira (29/05), às 8 horas, no Teatro do Shopping RioMar Fortaleza, as ações do Enem Chego Junto, Chego Bem para 2019. O evento contará com a presença da vice-governadora Izolda Cela e da secretária da Educação, Eliana Estrela, além de alunos, professores, gestores e demais profissionais da educação.

As escolas da rede pública estadual vivenciam, neste momento, a etapa de motivação e preparação dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o edital do Ministério da Educação (MEC), as provas serão realizadas nos dias 03 e 10 de novembro.

Nesta etapa, que segue até os dias das avaliações, a Seduc e as unidades de ensino buscam oferecer condições aos alunos de fazerem boas escolhas, com atividades de motivação e ações pedagógicas que auxiliam no desenvolvimento de suas habilidades. “Essas atividades são destinadas a fortalecer a preparação dos estudantes para que façam o Exame com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior”, explica Gilgleane Silva, coordenadora do Protagonismo Estudantil da Seduc.

Além do fortalecimento da aprendizagem diária em sala de aula com os professores, a Seduc oferece o Enem Chego Junto, Chego Bem, constituído de sete etapas. São palestras motivacionais, aulas de produção textual, fascículos, corretores textuais e concurso de redação, no intuito de melhorar o desempenho dos estudantes. Há ainda os projetos Enem não Tira Férias, que promove aulões e práticas de redação durante as férias; e o #FDScurtindoEnem, com atividades nos fins de semana que antecedem as provas.

O índice de aprovados tem apresentado um salto nos últimos anos. Um total de 20.207 estudantes da rede pública estadual de ensino garantiu o ingresso em instituições públicas e privadas em 2018. O número representa um aumento de 19,6% quando comparado a 2017, quando 16.897 jovens conseguiram acesso ao ensino superior.

Os avanços alcançados pela atual gestão têm sido resultado da participação direta de gestores, professores e funcionários. Ao longo de cada série do Ensino Médio (1ª a 3ª), são desenvolvidas ações pedagógicas para fortalecer a preparação de educadores e alunos. A melhoria acontece no dia a dia, na sala de aula, em todas as disciplinas do currículo.

Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem

O Enem Chego Junto, Chego Bem tem a finalidade de mobilizar, motivar e preparar os alunos da Rede Pública Estadual para a realização Exame. A ação acontece durante todo o ano letivo em sete etapas: (1) Documentação – garantir que os alunos da 3ª série e EJA do ensino médio possuam os documentos (RG e CPF) ; (2) Isenção de Taxa – Obter isenção da taxa de inscrição para 100% dos alunos da rede; (3) Inscrição – assegurar 100% dos alunos de 3ª série e EJA do ensino médio inscritos no Enem; (4) Motivação – promover ações pedagógicas de estudo para o Enem; (5) Preparação – propiciar ações pedagógicas para desenvolver as habilidades dos estudantes; (6) #enemvou2dias – incentivar a participação dos inscritos no Exame garantindo transporte e oferecendo pontos de apoio nos dias das provas e (7) Ingresso – orientar para o acesso ao ensino superior.

Serviço: Lançamento do Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem
Data: 29.05.2019
Horário: 8 horas
Local: Teatro do Shopping RioMar Fortaleza (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 – Papicu, Fortaleza – CE)