Seduc e TRE reforçam campanha de alistamento eleitoral pelo Programa Eleitor do Futuro

31 de maio de 2019 - 15:44 # #

A Secretaria da Educação (Seduc) e o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) vêm desenvolvendo ao longo dos anos ações do Programa Eleitor do Futuro nas escolas da rede estadual do Ceará, fruto da parceria celebrada entre a União e o Governo do Estado. Nesse momento, está sendo realizada pelo TRE a IX Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral nas escolas, entre jovens de 16 e 17 anos, regularmente matriculados na rede pública.

Essa campanha teve início no último dia 30 de abril e se estende até 31 de outubro de 2019. O Programa Eleitor do Futuro foi instituído visando promover ações voltadas para o processo de educação política dos jovens, tendo como foco o esclarecimento acerca da importância, finalidade e consequências do voto livre e consciente para o fortalecimento das instituições democráticas em nosso País, oportunizando a formação de cidadãos críticos e responsáveis pela construção de sua história.

Objetivos:

Incentivar o alistamento eleitoral dos jovens de 16 e 17 anos no estado do Ceará.
Formar e informar os jovens acerca da importância, da finalidade e das consequências do exercício do voto, como processo de tomada de decisão.
Estimular o envolvimento dos jovens nas diferentes esferas de organização social, incentivando-os a participar dos organismos escolares de representação estudantil.