Sefor e Credes promovem etapa regional do Festival Alunos que Inspiram nesta terça (18)

14 de junho de 2019 - 10:12 # # #

A sede da Secretaria da Educação (Seduc) receberá, nesta terça-feira (18), a etapa regional do Festival Alunos que Inspiram, com trabalhos desenvolvidos por estudantes de escolas da capital. Esta fase, organizada pela Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), selecionará as produções culturais que avançarão à etapa final do Festival, em agosto próximo. A secretária da Educação, Eliana Estrela, participará do evento. Nas demais áreas do estado, as 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) também passam pelo mesmo processo.

“Nós temos uma juventude criativa, talentosa e participativa em nossas escolas. Esse é o momento de cada um mostrar a sua arte e desenvolver o seu protagonismo, em um encontro de muita interação e alegria, para que estejam a cada dia mais fortalecidos. Acreditamos nessa juventude, que tem um grande potencial. Venham participar!”, ressalta Eliana Estrela.

Ao todo, a Sefor recebeu a indicação de 261 obras para avaliação, nas 15 expressões artísticas disponíveis. Pela manhã, a partir das 8h30, serão realizadas apresentações das manifestações em Cordel, Dança, Poema e Música Autoral.

Na sequência, a partir das 13h, haverá exibição dos Vídeos em Curta-Metragem, Esquete Teatral e Música Intérprete. Durante toda a tarde estará aberta a exposição de Crônica, Pintura, Desenho, Grafite, Fotografia, Quadrinhos, Conto, Poema e Cordel.

Etapas

O Festival ocorre nas fases escolar, regional e estadual, de acordo com cronograma definido pelo edital. Na fase escolar, os estudantes apresentaram trabalhos no âmbito das unidades de ensino. Na etapa regional, os melhores projetos das escolas concorrerão no âmbito de cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Sefor. Seguirão para a fase estadual os melhores classificados em cada Crede/Sefor, os quais disputarão a final em cerimônia, em Fortaleza.

Esta é a 4ª edição do Festival, iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Seduc, que busca desenvolver o potencial artístico, cultural e intelectual dos estudantes da rede pública estadual de ensino. A principal novidade desta edição é a adoção de um tema norteador para as categorias de Artes Visuais, Criação Literária e Vídeo. As obras deverão ser elaboradas a partir dos eixos do projeto Ceará 2050, que é uma proposta de construção de metas para o desenvolvimento sustentável do Ceará nos próximos 30 anos.