Semana Luís Palhano debate diversidade no contexto escolar

24 de junho de 2019 - 15:52

A Secretaria da Educação (Seduc) realizou, na última quarta-feira (19), na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra, o I Seminário Semana Luís Palhano. Com o tema “Da periferia ao centro: a diversidade da escola tá aí!”, o evento foi organizado pela equipe de Educação, Direitos Humanos em Gênero e Sexualidade da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional, e reuniu 75 participantes, entre professores, gestores de unidades de ensino, lideranças estudantis e técnicos de secretarias municipais de educação.

Participaram da mesa de abertura a coordenadora da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional, Nohemy Rezende; o assessor da equipe de Educação, Direitos Humanos em Gênero e Sexualidade da Seduc, Homero Henrique; o coordenador da Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para LGBT, Narcísio Júnior; a representante do movimento social LGBT do Ceará, Sílvia Cavaliere e o diretor da EEM Adauto Bezerra, Otacílio Bessa. Ainda durante a manhã, houve uma mesa de debate composta pelo reverendo Igor Simões da Igreja Metropolitana de Fortaleza, pela estudante de Ciências Sociais Lilica Santos, ex-aluna da rede estadual de ensino, e pelo professor do Instituto Federal do Maranhão, Fabrício Sampaio.

Igor Simões enfatizou a importância do direito de sujeitos LGBT exercerem a fé e a espiritualidade sem ofensas e julgamentos. “O Senhor é meu pastor e me ama como eu sou”, disse. LiIica dos Santos dissertou sobre a construção histórica do machismo e da homofobia estruturados pela sociedade patriarcal como mecanismos que violentam de diferentes formas os indivíduos que fogem dos padrões sociais heteronormativos seja na periferia, nos grandes centros urbanos ou nas cidades interioranas. Já Fabrício Sampaio refletiu sobre os conceitos de diferença e diversidade de gênero e sexualidade na educação.

No período da tarde, a programação contou com uma conferência de experiências pedagógicas apresentada pela professora Catarina Almeida e pelo gestor escolar Emanuel Mota da EEM de Irauçuba. Os dois educadores trouxeram um pouco das suas vivências enquanto pessoas homossexuais, religiosas e gestores escolares relacionadas às trajetórias profissionais na educação, aos desafios cotidianos de trabalhar de maneira valorizadora e à pluralidade das comunidades escolares de onde atuam.

A inserção das temáticas de gênero e sexualidade no sistema de ensino tem o objetivo de fomentar o respeito e o reconhecimento da diversidade, da orientação sexual e da identidade de gênero, sendo contemplada no Plano Estadual de enfrentamento à LGBTfobia, instituída pelo Decreto Nº 32.188/17.

A Semana Luís Palhano Loiola, nome dado à Semana da Diversidade Sexual do Estado do Ceará, em homenagem ao professor adjunto da Faculdade de Educação (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) de Crateús, vítima de crime homofóbico em 2008, foi instituída pela Lei 14.820, de 20 de dezembro de 2010, e sancionada pelo então governador Cid Gomes.

Luís Palhano Loiola, doutor em educação pela UFC, pedagogo, era um estudioso sobre juventude, educação sexual, sexualidade, homossexualidades, currículo e movimentos sociais e coordenava um grupo de pesquisa na FAEC dentro destas temáticas. Foi consultor do Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB), ONG cearense que atua na defesa dos direitos da população LGBT.

24.06.2019