Enem Não Tira Férias mobiliza estudantes com atividades durante o mês de julho

4 de julho de 2019 - 16:09 # # #

Bruno Mota e Jacqueline Cavalcante - texto
Jéssica Araújo - fotos

A reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige empenho extra dos estudantes que sonham com o ingresso na universidade. Conhecendo esta realidade e apostando no potencial dos alunos da rede pública estadual de ensino, a Secretaria da Educação (Seduc) lançou, nesta quinta-feira (04), a quarta edição do “Enem Não Tira Férias”, iniciativa que oferece aulões nas quatro áreas do conhecimento abordadas pelo Exame e práticas de redação. Durante o mês de julho, 244 escolas estaduais funcionarão como polos de atendimento.

Richard Oliveira, de 17 anos, estudante da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Maria Tomásia, em Fortaleza, revela ter facilidade para dar aulas, além de identificar-se com a área de humanas. Por isso, tem o curso de História como primeira opção no Enem. A outra possibilidade é Jornalismo, devido à paixão que nutre por cinema e ao hábito de escrever resenhas e críticas de filmes. “Desde o início do ano estou focando nas disciplinas de exatas, pois são as que tenho menos habilidade. E esse evento, que nos incentiva a estudar no mês de julho, é uma boa iniciativa. Sem dúvida irá nos ajudar”, considera.

O Enem Não Tira Férias é destinado aos estudantes que estão na 3ª série do Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública estadual. As atividades serão realizadas de terça a quinta-feira, nos períodos de 9 a 11 de julho e de 16 a 18 do mesmo mês. As unidades de ensino também poderão definir momentos para a cultura e o lazer.

Ritmo

O secretário executivo do Ensino Médio e Profissional, Rogers Mendes, lembra que no mês das férias é preciso dosar o tempo do lazer, para dar continuidade aos estudos e manter o ritmo da preparação. “Quem está na 3ª série vive o momento mais importante da educação básica. Vem aí uma das provas mais significativas da vida, resultado de todos os anos de escola, que representa uma das principais portas de entrada na universidade. Esse evento reúne estudantes em todas as regiões do Ceará e ajuda a estabelecer um vínculo entre eles e a escola. Todos os nossos jovens precisam manter aceso o sonho de entrar no ensino superior”, ressalta.

As ações serão acompanhadas pelas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), no Interior, e pela Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), na Capital. Para participar, o aluno precisa estar matriculado na rede pública estadual e, caso sua unidade de ensino não desenvolva o projeto, pode comparecer a uma escola que funcione como polo. Estão inscritos mais de 105 mil estudantes.

Odele Caroline Alves, de 17 anos, é aluna da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Giselda Teixeira, no município de Palmácia. A jovem avalia que o projeto é motivador para manter a sequência de estudos. “Quem é aluno de escola profissional, geralmente, costuma ver as férias como uma oportunidade rara de descanso e diversão, um tempo livre que normalmente não temos no dia a dia ao longo do ano. Mas, quem quer um bom resultado no Enem, tem que fazer um esforço extra e se preparar também durante este mês”, observa Odele, que pretende cursar Direito.

O ex-aluno da rede estadual Juan Moreira, que fez o ensino médio na Escola de Ensino Médio (EEM) César Cals, em Fortaleza, e hoje é acadêmico do curso de Gestão de Políticas Públicas na Universidade Federal do Ceará (UFC), recorda que a 3ª série foi um período incrível que vivenciou. “Eu sei o que é estar no lugar de vocês. É a hora de provar tudo o que foi aprendido ao longo desses anos. Participei no ano passado do Enem Não Tira Férias e foi ótimo assistir às aulas. Aproveitem cada segundo, pois passa rápido. Espero vocês na universidade”, salienta.

O professor Igor Pinheiro dá aulas de redação na EEM Doutor Gentil Barreira e aponta algumas dicas para os estudantes terem sucesso nesta prova. “Praticar a escrita é fundamental. Fazer e reescrever os textos, observando as falhas e pontuar o que precisa ser melhorado, são as principais formas de aprender”, analisa.

Enem Chego Junto, Chego Bem

O Enem Não Tira Férias integra o programa Enem Chego Junto Chego Bem, que tem como finalidade mobilizar e preparar os estudantes da rede estadual para fazer o Exame com segurança e perspectiva de ingresso na universidade. É desenvolvido ao longo do ano letivo, em sete etapas:

(1) Documentação – garantir que os alunos da 3ª série e EJA do ensino médio possuam os documentos (RG e CPF);

(2) Isenção de Taxa – obter isenção da taxa de inscrição para 100% dos alunos da rede;

(3) Inscrição – assegurar 100% dos alunos de 3ª série e EJA do ensino médio inscritos no Enem;

(4) Motivação – promover ações pedagógicas de estudo para o Enem;

(5) Preparação – propiciar ações pedagógicas para desenvolver as habilidades dos estudantes durante o ano todo;

(6) #enemvou2dias – incentivar a participação dos inscritos no Exame garantindo transporte e oferecendo pontos de apoio nos dias das provas;

(7) Ingresso – orientar para o acesso ao ensino superior.