Mês do Estudante é comemorado com cultura, esporte e lazer

9 de agosto de 2019 - 17:05

Ascom Seduc

O Dia do Estudante é comemorado no próximo domingo (11). No Ceará, a homenagem aos mais de 400 mil estudantes matriculados nas escolas da rede pública estadual de ensino acontece durante todo o mês de agosto com o projeto AoGosto do Aluno. Em sua quarta edição, a iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), tem o objetivo de promover a participação dos alunos em atividades culturais, esportivas e de lazer, destacando as potencialidades e reforçando os laços da juventude com o ambiente escolar.

As ações acontecem na Capital e no Interior, proporcionando aos estudantes passeios culturais, com visitas à exposição de arte e museus, participação na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará e momentos de lazer em parque aquático. “Vamos promover visitas a museus e pontos históricos de Fortaleza e de cada município. Todo o Ceará é beneficiado com esta iniciativa, que valoriza a educação e se reflete nos resultados que temos em sala de aula”, destaca o governador Camilo Santana.

A rede inteira está empenhada em fazer deste mês uma celebração ao Dia do Estudante”, completa a secretária da Educação, Eliana Estrela, ressaltando que o projeto já está consolidado no calendário escolar do Estado do Ceará.

Além de proporcionar novas vivências sobre as práticas artísticas, culturais e esportivas, o AoGosto do Aluno também é uma oportunidade para que os estudantes do interior visitem Fortaleza e interajam com outros colegas da capital. A experiência com o projeto tem sido fantástica. Eu não conhecia Fortaleza. É a primeira vez que venho aqui. É tudo muito interessante e legal.A gente sai da rotina da cidade pequena e conhece outras coisas”,relata a estudante Maria Andressa de Sousa Oliveira, da Escola de Ensino Fundamental e Médio EEFM Coronel Luiz Felipe,localizada no município de Granja.

Andressa fez parte de um grupo de 90 estudantes que visitou o Museu da Fotografia,uma exposição de arte e o parque aquático. “Estou adorando a exposição. Estou feliz em viver todas essas coisas novas.É um incentivo muito bacana”,comemora a jovem.

O Museu da fotografia é incrível. Eu acho que o projeto é essencial. Aprendemos coisas novas, principalmente para quem vive em uma realidade bem diferente, onde vivências como essas seriam inviáveis”, completa José Francisco de Oliveira Filho, aluno da Escola Jaime Laurindo da Silva, em Barroquinha.

Para a estudante Francisca Miranda Silva, da Escola de Ensino Médio (EEM) Jaime Laurindo da Silva, em Barroquinha, o AoGosto do Aluno é uma inspiração para os jovens que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aliviarem as tensões antes das provas, além de trocarem experiências com outros colegas. “Eu considero esse projeto muito importante, porque é uma forma de inspiração para as outras pessoas que vão fazer a 3ª série do Ensino Médio. Antes desse passeio, passamos o mês todo estudando, praticamos redação, aprendemos coisas novas. Então, acho que depois ter esse momento é maravilhoso”, afirma.
Outra forma de integração dos estudantes é a Corrida das Escolas Públicas Estaduais de Ensino, que neste ano chega a terceira edição. No próximo dia 18, o circuito de 5 km reunirá cinco mil corredores na Avenida Beira Mar, em Fortaleza.
Para revelar novos talentos, também acontecerá a final do IV Festival Alunos que Inspiram, no dia 29 de agosto, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O evento dará espaço às atividades artísticas desenvolvidas nas escolas, valorizando o talento dos estudantes nas categorias artes visuais, criação literária, dança, música, teatro e vídeo. “O Festival incentiva também uma questão fundamental na escola que é a arte, que motiva o aluno e é importante para o conhecimento, a cidadania e a expressão cultural dos alunos”, afirma da Educação.