Comunidade de aprendizagem: Secretário Rogers recebe pesquisadora espanhola

12 de agosto de 2019 - 16:36

Ascom Seduc

O secretário do Ensino Médio e da Educação Profissional, Rogers Mendes, recebeu, na tarde desta segunda-feira (12/08), a pesquisadora espanhola Andrea Khalfaoui. Durante o encontro, na Secretaria da Educação (Seduc) foi debatido o modelo de comunidade de aprendizagem e sua inclusão nas escolas da rede pública estadual de ensino.

Comunidade de Aprendizagem é uma proposta de transformação educacional que busca melhorar a aprendizagem e a convivência de todas e todos os estudantes. Baseado nos Princípios da Aprendizagem Dialógica e em um conjunto de Atuações Educativas de Êxito, o projeto leva práticas comprovadamente eficazes para a sala de aula e para a gestão escolar.

“Desde 2016, com a implantação das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, temos trabalhado com a perspectiva de um projeto de comunidade de aprendizagem, como um eixo de gestão e desenvolvimento do projeto político-pedagógico. A gente tem criado boas expectativas a respeito do envolvimento e engajamento dos alunos a fim de que as escolas consigam romper com as estruturas vigentes”, destacou Rogers.

Para o secretário, a comunidade de aprendizagem promove a sistematização da escola como um braço da estrutura democrática do país. “O modelo tem sucesso porque trabalha com o conceito de respeito e diálogo”, afirmou.

De acordo com Andrea, a comunidade de aprendizagem busca melhorar a convivência entre os estudantes e o seu entorno, que se abre às famílias e à comunidade escolar e reduz as desigualdades na escola, modificando as estruturas vigentes e, consequentemente, melhorando os resultados acadêmicos dos alunos. “Apesar de todos os contextos negativos, precisamos romper as estruturas vigentes através de uma aprendizagem dialógica que traga bons resultados para o Brasil e o estado”, afirmou Andrea.

Andrea Khalfaoui é pesquisadora da Universidade de Deusto (Bilbao), pela Faculdade de Psicologia e Educação. Realizou Mestrado em Pesquisa em Campos Socioeducativos, pela Universidade do País Basco. Sua pesquisa de Doutorado é apoiada pelo Governo Basco e está centrada nos ambientes de aprendizagem interativa, no período da infância e nos contextos culturalmente diversos.

Participou das mais importantes conferências internacionais na área de pesquisa educacional, como a Conferência Europeia de Pesquisa Educacional (ECER), o Encontro Anual da Associação de Pesquisa Educacional Americana (AERA) e o Congresso Internacional Multidisciplinar de Pesquisa em Educação (CIMIE).