Grupo de alunos de escola pública cearense vivencia experiências na China

20 de agosto de 2019 - 16:56 #

Paola Vasconcelos - Ascom Assessoria para Assuntos Internacionais

Uma experiência para vivenciar a autonomia, tomada de decisões, troca de culturas, viver novas experiências no campo da dança, da arte, da cultura, das tradições, tudo isso em outro país com características completamente diferentes do Brasil: a China. Graças a um Protocolo de Intenções assinado em abril de 2019 pelo governador Camilo Santana, entre Governo do Ceará e o Governo Municipal de Dalian, na China, para realizar o intercâmbio de jovens estudantes entre eles, um grupo de dez alunos e a diretora da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Almiro da Cruz, localizada em Barbalha, participaram da “Belt and Road, Stars Shine in Dalian”-Semana Internacional de Intercâmbio Cultural e Artístico de Jovens, em Dalian, na China, que aconteceu de 14 a 19 de agosto, com participação de cerca de 20 países.

Nesse momento, ainda na longa viagem de volta, os alunos, que realizaram uma apresentação artística de dança representativa do Estado do Ceará, retornam para casa com uma bagagem importante para suas vidas. “Amei a China, amei aprender coisas novas, gostei muito de conhecer a cultura de lá e de outros países que estavam no intercâmbio também. Conheci museus, parques, aquário, restaurantes, conheci até outra cidade chamada Panjin. Experimentei comidas típicas da China e pude aprender mais sobre danças diferentes que nunca nem imaginei que existiam. E, claro, o mais importante, fiz muitas amizades que quero levar para o resto da vida”, destacou a aluna Karen Heloyse Leite, de 17 anos.

Segundo ela, foi uma emoção ser escolhida com mais nove pessoas para representar o Ceará no intercâmbio na China. “Quando cheguei em Dalian, fiquei sem acreditar. A emoção foi tão grande que não coube no peito, transbordei em lágrimas. Sempre gostei da dança e essa oportunidade que o Governo do Ceará nos proporcionou foi a peça principal para que nós jovens acreditássemos no nosso potencial e nos nossos sonhos. Só tenho a agradecer por tudo”, disse.

Já o aluno Matheus Eduardo dos Santos França, de 16 anos, destacou que conhecer outras culturas e novas línguas e ver como tudo é diferente fora do nosso Estado foi o mais importante para ele. “Foi uma janela de oportunidades que surgiu na minha vida. Foi uma chance única e tenho certeza que será a primeira de várias”, disse.

Na agenda do intercâmbio, aconteceram uma série de atividades conduzidas pelo Governo Municipal de Dalian. Na programação, houve visitas a parques, praias, centros históricos, locais turísticos de grande valor paisagístico e cultural, além de atividades com grupo de jovens de mais de 20 países como China, Brasil, Rússia, Alemanha, Camboja, Mongólia, Mianmar, Peru, Azerbaijão, entre outras nações.

A diretora da EEMTI Almiro da Cruz, Eliane Ferreira, disse que participar desse intercâmbio foi uma oportunidade única para todo o grupo. “A apresentação dos nossos alunos foi linda e esteve no mesmo nível dos demais participantes. Aproveitamos cada momento de interação com os jovens de outros cerca de 20 países. Tem sido um momento de muita alegria e aprendizagem para todos”, disse. Os alunos apresentaram uma dança típica cearense, misturando os ritmos forró e baião.

Acompanhando os alunos na China, o secretário Cesar Ribeiro, da Assessoria para Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, destacou que o grupo do Ceará foi o único do Brasil a participar do evento na China e que cerca de 20 países enviaram seus grupos de jovens. Segundo ele, foi uma experiência singular para os alunos participar do evento e que a ideia é que outros alunos também tenham oportunidade de participar de outras edições do evento, que é anual.

De forma especial, o Estado do Ceará foi convidado a apresentar a dança dos alunos na abertura do evento e também a participar da cerimônia de encerramento com discurso. Na oportunidade, Cesar Ribeiro destacou que, para o Ceará, é um orgulho imenso ter laços de amizade com Dalian e tê-la como cidade irmã. “Nossas relações estão cada vez mais próximas e temos muitas similaridades e vocações como o turismo, a simpatia e acolhimento do nosso povo, além de muitas oportunidades de negócios. Em nome do Governador do Ceará, Camilo Santana, e em meu nome, gostaria de agradecer a oportunidade de participar desse grandioso evento no qual verdadeiramente vivenciamos o valor a amizade entre os povos”, destacou.

Intercâmbio

O Governador Camilo Santana destacou que mais jovens das escolas públicas serão enviados ao exterior para vivenciar experiências como essa, contribuindo para o desenvolvimento de cada um deles.

No caso do intercâmbio para Dalian, o Governo do Ceará pagou as passagens e despesas com documentação e a Prefeitura de Dalian ficou responsável pela hospedagem, alimentação e translados. No processo que antecedeu a ida dos alunos, houve toda uma preparação dos alunos que envolveu articulações com a Assessoria para Assuntos Internacionais e com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará.