Seminário internacional discute gestão pedagógica e resultados da aprendizagem

21 de agosto de 2019 - 15:40

Fortaleza, agosto de 2019 – Compartilhar conhecimento e experiências sobre o uso de análise de dados no aprimoramento da gestão pedagógica, a fim de melhorar os resultados da aprendizagem. Este é o objetivo do “Seminário Internacional de Educação Básica: Gestão Pedagógica e os Resultados da Aprendizagem”, realizado entre os dias 22 e 24 de agosto (quinta a sábado), das 8h às 17h, no Centro de Eventos do Ceará, pela Secretaria da Educação (Seduc) e o Instituto Unibanco. O governador Camilo Santana participará da abertura do evento.

A iniciativa integra a agenda de trabalho da parceria do Instituto Unibanco com a Seduc, que adotou, desde 2012, a estratégia do Jovem de Futuro na rede estadual do Ensino Médio. Trata-se de uma estratégia de gestão para o avanço contínuo da educação, com foco na aprendizagem dos estudantes e sua permanência na escola.

O evento conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e do Instituto de Ensino Insper. O público é composto por gestores, coordenadores escolares e técnicos das coordenadorias regionais.

A Secretaria de Educação fez chegar a estratégia de gestão para o avanço contínuo em 649 escolas de Ensino Médio do Ceará, impactando mais de 320 mil alunos. A gestão com foco na aprendizagem teve papel fundamental para que o Ceará fosse o 4º Estado brasileiro mais bem posicionado no IDEB, o principal indicador de educação do país.

“Os resultados dos últimos anos nos mostram que estamos no caminho certo para elevar, cada vez vez mais, a aprendizagem dos nossos jovens da rede estadual de ensino”, destaca a secretária da Educação, Eliana Estrela.

Para Ricardo Henriques, Superintendente Executivo do Instituto Unibanco, o trabalho contínuo de gestão da rede contribuiu expressivamente para os resultados. “O esforço contínuo e a visão de longo prazo deram consistência para o trabalho desenvolvido no Ceará, que hoje é um exemplo para o Brasil de que é sim possível ter uma educação pública de qualidade”, diz.

Programação do Seminário

O “Seminário Internacional de Educação Básica: Gestão Pedagógica e os Resultados da Aprendizagem” marca o primeiro grande evento da parceria no ano e terá a presença de especialistas do Brasil, do Chile, de Portugal e dos Estados Unidos para três dias de discussões.

Na quinta-feira, o evento abre com a mesa “Gestão para o avanço contínuo e contexto educacional”, com a participação da Secretária da Educação, Eliana Estrela, do Secretário Executivo do Ensino Médio e Educação Profissional, Rogers Mendes, e do Superintendente Executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques. Em seguida, o painel “Promoção da aprendizagem: estratégias e perspectivas” terá a participação do professor da Universidade de São Paulo (USP), Daniel Santos, para tratar sobre a relação entre o desenvolvimento socioemocional e o desempenho acadêmico, e do pesquisador da Universidade de Campinas (Unicamp), César Nunes, que discutirá a avaliação para a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.

No período da tarde, o painel 2 abordará o tema “A importância da dimensão pedagógica da gestão – o valor da experiência”. Na ocasião, serão debatidas as experiências positivas de gestão na dimensão pedagógica com gestores do Ceará, Espírito Santo e Piauí.

Na sexta-feira, o ex-ministro da Educação e Ciência de Portugal, Nuno Crato, ministrará palestra sobre os aspectos determinantes em mudanças educacionais. Em seguida, no painel 1, o professor da UFC, Jorge Lira, vai discutir sobre o Programa Cientista-Chefe em Educação Básica. Já o professor do Insper, Tadeu da Ponte, debaterá sobre o modelo de formação de professores no conhecimento pedagógico da matemática.

À tarde, a partir de 13h30, a pesquisadora da Universidade de Boston (EUA), Lynsey Gibbons, participará do painel 2, debatendo o desenvolvimento coletivo dos professores de matemática. No mesmo espaço, a pedagoga Paula Louzano discutirá como as escolas da Educação Básica podem colaborar e interagir com o Ensino Superior a serviço de uma formação de professores de excelência.

No Painel 3, a PhD em Educação, Carolina da Costa, debaterá sobre a aprendizagem das ciências com base nos componentes essenciais do pensamento científico. Já a professora da Universidade Católica Portuguesa Joana Rato, especialista em Psicologia Cognitiva, tratará sobre as evidências científicas para o ensino de matemática e ciências.

Na manhã de sábado, o seminário será dedicado aos professores de matemática. Às 9h10, os professores Jorge Lira e Tadeu da Ponte realizarão palestra com o tema “O perfil profissional do professor de Matemática: competências, habilidades, formação e avaliação do conhecimento pedagógico do conteúdo”. Em seguida, serão discutidos em grupos de trabalho os resultados da avaliação do conhecimento pedagógico da matemática.

Confira aqui programação

Quinta-feira (22/08):

Ricardo Henriques

Superintendente executivo do Instituto Unibanco. Economista, foi secretário nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação e secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Social. No Rio de Janeiro, foi secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos. Presidiu o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro e a Conferência de Educação na 34ª Conferência Geral da Unesco (2008). Foi membro do Conselho de Administração do IIEP/Unesco e é membro dos conselhos da Anistia Internacional Brasil, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Gife, Instituto Natura, Sou da Paz e Todos pela Educação.

Daniel Santos
É professor-associado de Economia na Universidade de São Paulo. Doutor pela Universidade de Chicago, Daniel foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Econometria e é atualmente coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Economia Social (LEPES), além de membro ativo do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), Rede Ciência pela Educação (CpE), e Edulab 21. Em sua agenda de investigação, Daniel se dedica especialmente a compreender questões relacionadas ao desenvolvimento infantil e ao desenvolvimento socioemocional no contexto escolar. É também um dos autores do instrumento de mensuração do desenvolvimento socioemocional SENNA (2013), aplicado em mais de 300 mil estudantes brasileiros até o momento.

César Nunes
Gerente de Desenvolvimento de Soluções do Instituto Unibanco. Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral (GEPEM) da Faculdade de Educação da Unicamp. É doutor em Física pela Universidade Técnica de Munique (Alemanha) e possui especialização em Ensino para a Compreensão e Avaliação Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade de Harvard (EUA). Coordena a participação brasileira no projeto “Desenvolvimento e avaliação da criatividade e do pensamento crítico” da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico com mais 15 países. É membro do conselho consultivo.

Sexta-feira (23/08):

Prof. Dr. Nuno Crato
Foi ministro de Educação e Ciência de Portugal entre 2011 e 2015. Durante o seu mandato, a escolaridade obrigatória foi alargada de nove para 12 anos, o Inglês tornou-se obrigatório ao longo de sete anos escolares consecutivos, o abandono escolar melhorou substancialmente, reduzindo-se de 25% para 13,7%, as taxas de retenção melhoraram e, nas avaliações internacionais TIMSS e PISA de 2015, os alunos portugueses alcançaram os melhores resultados. Em particular, em Matemática do 4.º ano de escolaridade ficaram à frente de países considerados líderes, como é o caso da Finlândia, e nas três áreas PISA, Portugal pela primeira vez ultrapassou a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nuno Crato tomou posse como ministro independente depois de uma carreira científica e de intervenção educativa. Desde 2009, é professor catedrático de Matemática e Estatística no Instituto Superior de Economia e Gestão, depois de ter trabalhado nos Estados Unidos durante muitos anos. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (2004-2010).

Prof. Dr. Jorge Lira
É graduado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará, UFC (1997) e doutor em Matemática, também pela UFC (2000), seguido de estágios de pós-doutorado na Université de Tours, Université Paris VII e Stanford University. Coordenou Projeto PRONEX do Núcleo de Análise Geométrica, entre 2011 e 2015, e o Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFC entre 2010 e 2012. Em 2013, recebeu o prêmio Young Scientist da TWAS-ROLAC na área de Matemática. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências entre 2008 e 2013. Atualmente, é professor-associado e pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará. Coordena, junto à Secretaria da Educação do Estado do Ceará, o Programa Cientista-Chefe em Educação Básica, financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Participa também da direção da Sociedade Brasileira de Matemática. Bolsista de produtividade em pesquisa, nível 1C, na área de Matemática, sua pesquisa tem ênfase em Geometria Diferencial, atuando principalmente em problemas geométricos variacionais, análise geométrica e educação matemática.

Prof. Tadeu da Ponte
É especialista em processos seletivos e programas de avaliação realizados em larga escala, métricas educacionais e testes realizados em computador, especificamente em TRI (Teoria de Resposta ao Item (TRI) e Computer Adaptive Testing (CAT). Fundador da Primeira Escolha, empresa que já conduziu mais de 1.000 programas de avaliação, destinados à avaliação de diferentes áreas do conhecimento, domínios cognitivos, competências e habilidades socioemocionais e metacognitivas, fatores comportamentais e integridade. Professor e Coordenador Executivo dos Processos Seletivos do Instituto de Ensino Insper, tendo realizado mais de 30 vestibulares para a graduação da instituição.

Profa. Dra. Lynsey Gibbons
Professora assistente da Universidade de Boston (EUA), enfoca sua pesquisa na compreensão do aprendizado do professor e considera como as escolas podem ser reorganizadas para apoiar o aprendizado dos professores e o desenvolvimento de práticas instrucionais de alta qualidade que são efetivas para o aprendizado do aluno. O ponto central desse esforço é desmembrar os papéis dos líderes instrucionais no apoio ao desenvolvimento dos professores e considerar como ajudar os líderes instrucionais a organizar suas escolas para o aprendizado. Este trabalho é conduzido por uma visão de ensino de matemática que inclui deduzir e construir o pensamento das crianças na medida em que elas tentam resolver tarefas desafiadoras, enquanto as mantêm com foco nos objetivos de aprendizagem. Ela colabora com uma equipe de educadores, profissionais e líderes em matemática para projetar experiências de aprendizado profissional para professores de matemática elementar.

Profa. Dra. Paula Louzano
Pedagoga formada pela Universidade de São Paulo (1994), com doutorado em Política Educacional pela Universidade de Havard (2007) e mestrado em Educação Internacional Comparada pela Universidade de Stanford (1999). Trabalhou no Escritório Regional da UNESCO para América Latina e Caribe, em Santiago, Chile entre 2001 e 2004 na área de estatísticas educacionais. Foi professora do Departamento de Administração e Economia da Educação da Universidade de São Paulo (USP), entre janeiro de 2012 e junho de 2013. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Centro de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas em Educação da Faculdade de Educação da USP. Atualmente, é diretora da Faculdade de Educação da Universidade Diego Portales, no Chile.

Profa. Dra. Carolina da Costa
É Ph.D em Educação (ênfase em Cognição) pela Rutgers, The State University of New Jersey, bacharel e mestre em Administração. Nos Estados Unidos, conduziu estudos sobre pensamento sistêmico e resolução de problemas complexos, participou de pesquisa em PBL pelo inovador eSTEP Project e do “Math and Science Partnership Project” (da National Science Foundation) para elevar desempenho acadêmico em escolas. No Insper, entre 2007 e 2012, foi responsável pelo Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem (DEA), conduzindo as iniciativas de gestão da aprendizagem (Assurance of Learning) com vistas à melhoria contínua dos cursos, promoção dos objetivos de aprendizagem da escola e desenvolvimento do corpo docente. Liderou o desenho e a implementação do programa “Resolução Eficaz de Problemas” (REP), projeto pioneiro do Insper, em parceria com empresas e executivos, para reforçar diversas competências profissionais dos alunos.

Em julho de 2012, assumiu a diretoria acadêmica da graduação, em 2013, a diretoria do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper e, em 2016, a vice-presidência de graduação. Professora co-fundadora do Centro de Liderança e Inovação. Global facilitator da AACSB (ministrando seminários de assessment e assurance of learning). Professora de “pensamento crítico” para liderança de empresas e instituições como Ambev, Santander e Confederação Israelita Brasileira (CONIB).

Profa. Dra. Joana Rato
A professora Joana Rato é especialista em Psicologia Cognitiva aplicada ao aprendizado da Matemática em nível fundamental. Defendeu a tese de doutoramento com o título “Competências Matemáticas Emergentes: Desempenho Neuropsicológico de Crianças em Idade Pré-escolar”, no ano de 2014, na Universidade Católica Portuguesa, a qual hoje está vinculada. Seus interesses de pesquisa atuais são principalmente focados em: mente, cérebro e educação (neurociência educacional; “neuro-mitos”); avaliação neuropsicológica; funções executivas e senso numérico em crianças de idade pré-escolar.

Serviço:

Seminário Internacional de Educação Básica

Data: 22, 23 e 24 de agosto (quinta a sábado)

Horário: abertura às 8h30

Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza – CE)

Assessoria de Imprensa da Seduc
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