Alunos que Inspiram: etapa final do Festival apresenta expressões culturais de destaque estadual no Centro Dragão do Mar

29 de agosto de 2019 - 00:25 # # # #

Bruno Mota - texto
Rosane Gurgel e Carlos Gorila - fotos

Dar vazão à imaginação, à criatividade e à expressividade faz parte do processo de construção da própria identidade e da realização pessoal. Entendendo a importância destes fatores para a formação integral dos estudantes da rede estadual de ensino, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), promove o Festival Alunos que Inspiram, que em 2019 chega à IV edição. Nesta quinta-feira (29) foi dia de os trabalhos com maior destaque serem apresentados na etapa final da mostra, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O evento teve apoio da Fundação Demócrito Rocha e contou com as presenças da vice-governadora Izolda Cela, da secretária Eliana Estrela, do secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, do secretário da Cultura, Fabiano Piúba, e do secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro. Também compareceram os secretários executivos Rogers Mendes, Jussara Batista, Márcio Brito e Rita Colares.

Referência

O Festival está consolidado como um dos maiores eventos de arte e cultura do país dedicado aos alunos das escolas públicas e encerra as atividades do AoGosto do Aluno, projeto que conta com programação especial em comemoração pelo mês do estudante.

“O processo educacional, para ser completo, precisa deste tipo de medida. Trata-se de uma maneira de envolver a juventude nas escolas”, destaca Izolda Cela. “É muito bonito ver tudo o que os estudantes conseguem fazer. Nessa final, com certeza, é difícil escolher quais produções serão vencedoras”, observa.

Um total de 10.804 trabalhos foram inscritos na edição deste ano. Antes da final, o Festival passou pelas fases escolar e regional. Esta última elegeu os classificados para a etapa estadual.

Motivação

Hélcio Batista, que representou o governador Camilo Santana no evento, ressalta que os jovens são capazes de inspirar a sociedade. “Queremos que cresçam, que se realizem e que inspirem mais jovens a acreditar na educação, único caminho para a verdadeira transformação social”, enfatiza.

Eliana Estrela explica que iniciativas como esta, que exploram o potencial da juventude, não são investimentos apenas financeiros, mas, investimentos nos seres humanos. “Este é um momento de alegria, em que os jovens estão demonstrando o talento e o conhecimento que constroem na escola. Parabenizo aos finalistas e também a todos os que participaram”, comenta.

Pintura, desenho, grafite, escultura, fotografia, poema, cordel, quadrinhos, conto, crônica, dança, intérprete, música autoral, esquete teatral e curta-metragem são as 15 expressões artísticas disponibilizadas. Uma comissão de jurados elegeu os melhores trabalhos, tendo em vista aspectos como originalidade, criatividade e construção.

Fernando Veras, de 17 anos, estudante da 3ª série na Escola Jaime Laurindo da Silva, de Barroquinha, conta que a princípio tinha mais inclinação para outras manifestações, como poema e crônica, mas aceitou o desafio de escrever um cordel. “Estudei a métrica, a história, e acabei conhecendo melhor uma área que antes achava difícil. Comecei a gostar e pretendo continuar. Sou criativo e as ideias surgem a todo momento. A ideia desse festival nos estimula a realizar algo. Às vezes a pessoa até tem um dom, mas não o trabalha, por falta de motivação, e aqui temos essa oportunidade”, entende.

O vencedor da categoria Pintura, Marcos Vinícios Rocha, diz que teve a intenção de instigar os espectadores a fazerem uma reflexão, ao verem seu trabalho. “Toda a minha família é religiosa e conheço pessoas de muitas religiões diferentes. Minha intenção foi fazer uma imagem que representasse os diversos credos em uma só figura, para então chegar à paz. Acho incrível essa chance de mostrar meu trabalho. As pessoas vão conhecer o sentimento que eu quis passar e refletir um pouco, por mais que seja rapidamente, enquanto olham o quadro”, avalia.

Visão de futuro

A principal novidade desta edição foi a adoção de um tema norteador para as categorias de artes visuais, criação literária e vídeo. As obras foram elaboradas a partir dos eixos do projeto Ceará 2050, que é uma proposta de construção de metas para o desenvolvimento sustentável do Ceará nos próximos 30 anos.

Rogers Mendes, secretário executivo do Ensino Médio e da Educação Profissional, entende que o Festival permite ao estudante, além e desenvolver suas competências nos conteúdos tradicionais, perceber outras aptidões e possibilidades. “Uma educação significativa precisa trabalhar com muitas dimensões. A escolha do tema vinculado ao Ceará 2050 foi pensando que estes estudantes estarão vivenciando esta época, como cidadãos ativos, estando no auge da condição física. É importante que o jovem se sinta inserido no processo, sendo ele próprio um protagonista de sua vida”, defende.

A premiação para os primeiros colocados de cada expressão artística será a participação em um evento de âmbito nacional referente a cada categoria, com as despesas financiadas pela Seduc.

Vencedores

1. Artes Visuais
Pintura – Namastê – o ecoar do respeito e da tolerância – Marcos Vinícios Rocha Ferreira – EEM Waldir Leopércio
Desenho – Gaia – Cíntia Alves Silva – EEEP Antônio Rodrigues de Oliveira