Equipe da Bahia vem ao Ceará para conhecer sistemas de gestão e de informação da Seduc

5 de setembro de 2019 - 16:57

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) recebeu, nesta quinta-feira (5), uma equipe de técnicos da Bahia que veio conhecer os sistemas de gestão e de informação utilizados pelo órgão cearense para o acompanhamento da rede de ensino.

Entre os recursos apresentados, estiveram as plataformas Professor Online e Aluno Online, os projetos Redação Enem e Quiz Enem, a Sala de Situação e a Avaliação Diagnóstica. As ferramentas auxiliam a interação entre a Secretaria e seus públicos nas escolas, que incluem estudantes, professores, gestores e comunidade escolar.

Rainer Guimarães, que trabalha na área de Gestão da Informação da Secretaria da Educação da Bahia (SEC), considera que a aproximação entre as duas instituições pode ser uma ação estratégica, tendo em vista o Consórcio Nordeste, iniciativa criada para facilitar o desenvolvimento e execução de políticas públicas envolvendo mais de um estado da região. “O Ceará tem uma importante contribuição a dar, por ser um estado que tem ótimos resultados nos indicadores da educação, sendo referência para o Brasil e sobretudo ao Nordeste. O que a gente viu até aqui confirma isso. Existe uma visão ampla da rede de ensino, tanto da rede estadual como dos municípios, e isso é muito importante”, avalia.

Matteus Martins, assessor de Planejamento e Gestão da SEC-BA, aponta dois aspectos que lhe chamaram mais atenção. “A Seduc-CE está estruturada para fazer a gestão das informações sobre a educação e as políticas educacionais, em termos de sistema. Por outro lado, a equipe que está envolvida nisso domina a pauta da educação”, pondera.

O coordenador da Assessoria de Tecnologia da Informação da Seduc, Giovani Campelo, explica que a instituição sempre se mostrou aberta a ajudar órgãos públicos que manifestem interesse em conhecer seus serviços e produtos. “Estamos apresentando todos os nossos sistemas e esclarecendo todas as dúvidas. Ficamos à disposição”, explica.