Setembro Amarelo: Seduc recebe oficina sobre comunicação não-violenta nesta quinta-feira (5)

5 de setembro de 2019 - 17:20

Reconhecendo a importância da pauta em defesa da vida, a Secretaria da Educação (Seduc) aderiu à campanha do Setembro Amarelo, que trata da prevenção do suicídio, e vem realizando uma série de ações com base no tema. Nesta quinta-feira, dia 5, a instituição recebeu a oficina “Comunicação não-violenta”, ministrada pela jornalista Cida Medeiros, especialista em transformação de conflitos.

Conforme Cida, este é tanto de um método de agir, como de uma filosofia de vida. Conforme a teoria, o ser humano é compassivo por natureza, sendo que apreende ao longo da vida maneiras de ser violentas, apoiadas pela cultura prevalecente.

“Acho importante compartilhar esses conhecimentos e espero que todos sejam disseminadores. Por questões mínimas, às vezes, causam-se traumas e sequelas, como um simples bom dia mal dado. Além disso, bullying, racismo, acusação, julgamento e reações quando com raiva, são exemplos de comunicação violenta. É a utilização de uma linguagem que normalmente é direta e cortante.

No caso da comunicação não-violenta, explica Cida, busca-se cuidar das necessidades das pessoas que estabelecem o contato. “É exercitar a empatia e o cuidado com relação à outra pessoa, independentemente do que ela traga. Existe a possibilidade de se estabelecer uma conexão com o outro, de forma a ajudá-lo a se comunicar de forma mais adequada para fluir a comunicação e cada um poder se expressar de forma a causar bem-estar”, esclarece.