Setembro Amarelo: Seduc recebe palestra “Depressão requer atenção”

16 de setembro de 2019 - 14:55

A Campanha Setembro Amarelo, que trata da prevenção do suicídio, conta com a adesão da Secretaria da Educação (Seduc), parceira do Ministério Público do Ceará (MPCE), no Projeto Vidas Preservadas. Durante este mês, o órgão vem promovendo uma série de ações em prol da causa, entre oficinas, palestras, vivências e trocas de experiências envolvendo servidores, educadores, estudantes e o público em geral. Nesta segunda-feira (16), a advogada e escritora Rebeca Almeida ministrou palestra denominada “Depressão requer atenção”.

“Não é frescura, nem falta de fé. É uma doença. Nosso objetivo é esclarecer isso e fazer com que as pessoas que têm depressão se identifiquem e consigam ressignificar a vida”, explica.

Rebeca revela ter depressão há dez anos e lançou um livro sobre o tema, chamado “Com tato”, com o objetivo de compartilhar seus aprendizados e, assim, poder auxiliar outras pessoas. “Procuro mostrar o que podemos fazer para nos ajudar e usar a depressão como uma escada, aprendendo a andar com as próprias pernas e a subir, mesmo quando a dor faz querer descer ou ficar parada”, ilustra.