Programa Ao Pé da Letra incentiva hábitos de leitura entre estudantes da rede estadual

17 de setembro de 2019 - 16:25 # # # #

Bruno Mota - Texto
Rosane Gurgel - Foto

Incentivar o hábito da leitura e a ampliação do vocabulário dos estudantes da rede pública estadual cearense. Este é o principal objetivo do Programa Ao Pé da Letra, lançado pela Assembleia Legislativa do Ceará, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), que propõe um desafio de soletração para alunos da 1ª série do ensino médio. A competição foi lançada oficialmente nesta terça-feira (17), pelo presidente da Casa, deputado José Sarto, e pela secretária Eliana Estrela. As disputas serão exibidas pela TV Assembleia, aos sábados, a partir do dia 21 de setembro. Também estiveram presentes no lançamento a defensora-geral do estado, Mariana Lobo, e o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique.

O desafio de participar de um torneio transmitido pela TV, testando as próprias habilidades linguísticas, controlando a expectativa e lidando com as emoções, é visto como uma oportunidade de aprendizado pelos jovens participantes do programa. Lucas Cauã Teófilo, de 15 anos, aluno da Escola Adauto Bezerra, de Iguatu, conta que vem se preparando diariamente para a atividade.

“Gosto muito de ler livros de ficção e dicionário, também. Abracei essa oportunidade de braços abertos e estou confiante. Minha escola me incentiva bastante e diz que já sou campeão só por ter chegado aqui”, lembra.
Participam desta primeira edição alunos selecionados de 14 municípios (Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Uruburetama, Itapajé, Ubajara, Canindé, Limoeiro do Norte, Boa Viagem, Crateús, Tauá, Mombaça, Iguatu e Crato). O concurso já passou pelas fases escolar, regional e macrorregional. A etapa estadual, que ocorre atualmente, é compreendida em oitavas de final, quartas de final, semifinal e final.

Paulo Henrique da Silva, de 16 anos, aluno da Escola Rui Barbosa, de Maracanaú, revela ter grande expectativa pelo torneio. “Nunca me imaginei participando de um programa assim. A expectativa está grande e eu venho me preparando muito. Nunca tirei notas baixas em português e redação, sempre me esforcei muito. Leio bastante, sempre aproveitando pra estudar e aprender novas palavras”, ressalta.

Clarisse Gomes Barreto, de 15 anos, estudante da Escola Estefânia Matos, de Itapajé, demonstra ter boa relação com a leitura desde criança. “Fiquei um pouco nervosa, por representar o colégio, mas já estou me sentindo melhor. Desenvolvi o hábito da leitura já faz tempo, às vezes leio dicionário e busco aprender palavras complexas. O que me atrai na leitura é sempre estar em busca de mais conhecimento”, observa.

Camile Vitória Bezerra, de 15 anos, aluna da Escola governador Virgílio Távora, em Crato, mostra-se entusiasmada com a chance de participar do concurso. “É uma experiência nova, bem legal. Já tinha estudado em escola particular, mas não recebi todo o apoio e as oportunidades que venho encontrando na escola pública. Gosto de língua portuguesa e, apesar de ainda ter dificuldade em interpretação, a leitura tem me ajudado a aprender mais e a aumentar o vocabulário”, destaca.

Premiação

Serão premiados os três primeiros colocados. O primeiro lugar receberá um notebook e um intercâmbio cultural para a Europa, com curso de inglês incluso. O segundo colocado ganhará um tablet e uma viagem a Brasília. O terceiro lugar conquistará um telefone celular e uma viagem a Brasília. Os professores de Língua Portuguesa dos três primeiros colocados serão premiados com bolsa de curso de especialização.

A secretária Eliana Estrela aponta que toda a equipe da Seduc está envolvida e empenhada no projeto. “Acreditamos na nossa juventude, no potencial de cada estudante. Parabenizo a cada um dos participantes, que acredita no próprio potencial, que sabe que tem condições para concorrer no Enem, em concursos públicos e no mercado de trabalho, porque são preparados pelas escolas públicas. Agradecemos ao presidente da Assembleia, deputado José Sarto, por abraçar esta ideia, e também a todos os professores e gestores da rede estadual, que se empenham para oferecer a melhor educação aos nossos jovens”, salienta.

O deputado José Sarto explica que a ideia é envolver todos os atores das escolas neste processo. “Todos estão se sentindo desafiados a aprender mais um pouco e tenho certeza de que, até a final, estarão imersos nesse universo e incentivarão os colegas. O maior prêmio que os jovens vão ganhar é a intimidade com a língua portuguesa e com a metodologia de estudo”, considera.