Encontro Regional definirá orientações para projetos de escolas quilombolas

20 de setembro de 2019 - 12:16

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza, neste sábado (21), de 8h às 17h, um Encontro Regional com o objetivo de construir o Documento Orientador dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas municipais localizadas em territórios quilombolas. A atividade será feita de forma coletiva e terá como local a Comunidade Quilombola de Lagoa dos Crioulos, em Salitre, na região do Cariri.

A Seduc compreende seu papel como indutora de políticas que possam contribuir para o trabalho das SME, respeitando a autonomia de cada uma. O encontro tem como objetivos construir conceitos fundamentais para a pedagogia de quilombo; contribuir para a elaboração coletiva do Documento Orientador dos PPP das escolas localizadas em território quilombola; e exercitar escuta ativa dos sujeitos que fazem a escola e as comunidades quilombolas.

O público-alvo são professores de escolas quilombolas, lideranças de 14 comunidades quilombolas dos municípios de Araripe, Aurora, Mauriti, Porteiras, Potengi e Salitre, além de técnicos das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) 18 e 20, das SME e da Seduc.

A Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional (Codin) realizou chamada pública para seleção de consultoria tendo em vista a elaboração do Documento Orientador, tendo sido selecionada para a função Ana Paula dos Santos.

A realização do evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Salitre.