Academia Feminina de Letras: Alunos da EEEP Presidente Roosevelt são premiados em Concurso de Redação

4 de outubro de 2019 - 11:16

Jacqueline Cavalcante - texto

“O que você faria pela Educação se fosse presidente?” Três alunos da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Presidente Roosevelt responderam à pergunta feita pelo IX Concurso de Redação da Academia Feminina Cearense de Letras (Afelce). O estudante Alan Vítor da Mota Silva ficou em segundo lugar na categoria Ensino Médio, enquanto os trabalhos de suas colegas Gabriely Alves Lobo e Lívia Silva Alves estão entre os dez melhores no mesmo nível de ensino. A premiação será realizada neste sábado, dia 5 de outubro, às 9h30, na Casa de Juvenal Galeno.

O estudante classificado em segundo lugar receberá medalha, diploma e livros e as demais alunas classificadas receberão diplomas de participação e livros. Além disso, suas redações farão parte de uma publicação da Academia, uma antologia que reunirá as 20 melhores produções textuais inscritas nos dois níveis: fundamental II e médio, regulamentados pelo Concurso. À professora de Língua Portuguesa, Arithana Gomes, que orientou os alunos nos trabalhos, a Afelce outorgará Diploma de Mérito Cultural e entregará um livro com a antologia.

Alan Vítor diz estar agradecido pela oportunidade de mostrar o trabalho que desenvolveu. “Tanto a escrita como a leitura são formas de emancipação e de libertação do ser, do pensamento de maneira direta e indireta, especialmente, em uma sociedade, em que, muitas vezes, o direito à educação e cidadania são negados”, destaca.

Conforme a presidente da Afelce, Clara Leda de Andrade Ferreira, a iniciativa tem o intuito de incentivar o hábito de ler e escrever entre os estudantes. “Esperamos, com a realização do Concurso, colaborar com os professores, quanto ao exercício da leitura e da escrita, através da produção de textos, incentivando talentos, descobrindo, em especial, novos escritores”, frisa.

Gabriely Alves Lobo conta que sempre gostou de escrever, e que nas aulas de redação tem encontrado espaço para melhorar e desenvolver a escrita. “Não fiz o Concurso pensando em ser selecionada, mas deu certo com o auxílio da nossa professora Arithana Gomes. Fico feliz por ter conquistado a premiação e poder ter meu texto publicado. É um sentimento de realização imenso e pretendo participar de outras competições e aprimorar minha escrita”, garante a estudante.

Lyvia Silva Alves entende a escrita como essencial para se expressar e transmitir seus pensamentos e opiniões. A jovem considera que não foi fácil desenvolver a produção. “Não achei que fosse ser premiada, até porque foi nesse ano que comecei a produzir redações. Fiquei muito feliz com o resultado do meu esforço e, por isso, pretendo continuar escrevendo”, comemora.

Concurso

O Concurso é destinado a alunos do ensino fundamental II e médio das escolas públicas da capital e do interior. As produções dos alunos do 6º ao 9º ano tiveram como foco o seguinte questionamento: “Qual a importância da tecnologia na Educação?”.

A comissão avaliadora selecionou os dez melhores trabalhos de cada nível (fundamental II e médio). Os dois primeiros lugares, portanto, um de cada nível, receberão troféus, medalhas, diplomas e livros. O segundo e terceiro lugares, de cada nível, receberão medalhas, diplomas e livros. Os demais classificados receberão diplomas de participação e livros.

 

Serviço: Premiação do IX Concurso de Redação da Academia Feminina Cearense de Letras (Afelce)

Data: 05/10/2019
Hora: 9h30
Local: Casa de Cultura Juvenal Galeno, rua General Sampaio, 1128