Seduc oferece apoio e transporte para estudantes da rede pública que farão o Enem

1 de novembro de 2019 - 16:44 # # # #

Coordenadoria de Protagonismo Estudantil estruturou uma série de ações de suporte para os estudantes da rede pública estadual

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza a campanha #enemvoudoisdias, que assegura apoio e transporte aos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Do total de inscritos na capital, 17 mil receberão, na própria carteira de estudante, créditos para pagar as passagens de ônibus nos dois dias de prova. Outros 7.056 alunos, por não possuírem o documento, utilizarão o “Passcard Enem”, um cartão entregue pela Seduc, nas escolas, que permitirá o transporte nas datas do Exame.

Alunos de Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Itaitinga, Eusébio e Aquiraz que farão o Exame em outro município, também contarão com o benefício. No interior, a Seduc destaca a parceria com as Secretarias Municipais de Educação para o transporte dos inscritos nos dois dias.

Além disso, a Coordenadoria de Protagonismo Estudantil da Seduc estruturou uma série de ações de suporte para os estudantes da rede pública estadual. Serão 79 tendas de apoio espalhadas em pontos estratégicos de todas as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), no Interior, e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), incluindo seis terminais de ônibus, com a distribuição de canetas, água e frutas aos alunos.

As provas

Os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 devem ficar atentos a alguns detalhes, para que não haja sobressaltos e as provas possam ser feitas com tranquilidade. Recomenda-se que o candidato conheça o local de prova com antecedência, para saber se há algum desvio de tráfego, e qual a melhor rota para chegar ao destino.

Nos dias das avaliações, o ideal é chegar cedo, a fim de evitar correria. No primeiro domingo (3), os portões serão abertos às 12h e fechados, pontualmente, às 13h (horário local). Às 13h30 as provas terão início, devendo ser entregues até as 19h. Serão avaliados os conhecimentos de Linguagens, Ciências Humanas e Redação.

No segundo domingo (10), os portões serão abertos também às 12h e fechados, pontualmente, às 13h (horário local). Às 13h30 as provas terão início, devendo ser entregues até as 18h30. As provas serão de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e de Matemática.

Cada prova objetiva tem 45 questões. A redação deve ter, no mínimo, oito linhas e, no máximo, 30, no modelo dissertativo-argumentativo, a partir de uma situação-problema.

Projeto Enem, Chego Junto Chego Bem

Tem como finalidade mobilizar e preparar os estudantes para o Exame, com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. Além do fortalecimento da aprendizagem diária em sala de aula com os professores e gestores, a Seduc oferta essa iniciativa que promove diversas atividades ao longo do ano. Uma delas é #enemvoudoisdias.

É obrigatório levar:

– Caneta esferográfica de tinta preta, construída em material transparente

– Cartão de confirmação de inscrição

– Documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, CNH, certificado de reservista etc.)

É proibido levar:

– Boné, óculos escuros, chapéu, viseira e similares

– Relógios

– Dispositivos eletrônicos (celular, calculadora, mp3 player, tablet, gravador etc.)

– Livros, manuais ou anotações

Para mais informações, acesse.