Alunos integrantes de grêmios em escolas de Fortaleza iniciam curso sobre gestão e protagonismo

12 de novembro de 2019 - 16:53 # #

 

Estudantes da rede estadual de ensino de Fortaleza que integram os grêmios de suas respectivas escolas iniciaram, nesta terça-feira (12), o curso “Construindo Diálogos – Gestão e Protagonismo. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a atuação dos estudantes enquanto lideranças, criando espaços de discussão, compartilhamento de saberes, reflexões com bases teóricas e experiências práticas na área. A formação tem carga horária de 40h e foi idealizada pela Coordenadoria de Protagonismo Estudantil da Secretaria da Educação (Seduc).

Cerca de 160 alunos de escolas da capital estiveram reunidos no Centro de Convivência do Servidor Público, localizado no Cambeba, em programação ao longo da manhã e tarde. Após a aula inaugural, o curso terá sequência na modalidade a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Avaced), da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância da Seduc.

Otávio Sobreira, orientador da Célula de Formação, Programas e Projetos da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), explica que o curso resgata a história dos movimentos estudantis no Brasil. “Essa mobilização jovem foi responsável pela conquista de muitos direitos. Após terem contato com essa bagagem teórica e debaterem a respeito, eles terão a oportunidade de elaborar um plano de ação de acordo com os principais objetivos do Grêmio, possibilitando uma vivência prática do que aprenderam”, aponta.

A estudante Ana Kaylane Duarte, de 16 anos, cursa a 1ª série do Ensino Médio na Escola Governador Flávio Marcílio, sendo presidente do grêmio. A jovem considera que a oportunidade de expressar a própria opinião e ouvir as dos demais é importante para formar uma base de pensamento sobre determinados assuntos. “A gente tem que ver coisas que os alunos gostam, que os interessam, como festas, brincadeiras, esportes, conversas, debates. Na adolescência é normal ter dúvidas e conversar sobre os problemas ajuda muito”, avalia.

Prevenção da violência

Ainda durante a aula inaugural do curso sobre protagonismo e gestão, foi feita uma roda de conversa abordando a temática da 2ª Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens, instituída no calendário oficial do Ceará por lei estadual. O deputado estadual Renato Roseno, autor da lei e relator do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios (CCPHA) da Assembleia Legislativa, defende que os estudantes podem ser multiplicadores de ações em favor da vida em suas comunidades.

“É muito importante que a gente leve a essas jovens lideranças a ideia da afirmação da vida, mostrando que a violência pode não só ser combatida, como prevenida”, observa.