Educação cearense é debatida no VI Encontro Internacional do Trabalho, nesta quinta-feira (14)

14 de novembro de 2019 - 16:46

As políticas educacionais cearenses entraram em pauta durante o VI Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores, promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). A secretária Eliana Estrela participou da mesa-redonda “Política e Educação: qual compromisso ético-político”, nesta quinta-feira (14), e apresentou o contexto da rede pública estadual de ensino.

O evento foi realizado na sede da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) e contou com apoio do Governo do Ceará, por meio das Secretarias da Educação (Seduc) e da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). O encontro teve a finalidade de discutir a educação na perspectiva emancipatória e a sua relação com o desenvolvimento social, econômico, político e cultural brasileiro e mundial.

Eliana Estrela pondera que a educação é um processo inerente ao ser humano. “Desde o nascimento temos a questão desafiadora de cuidar e educar nossas crianças. E a escola é um espaço privilegiado, onde temos pessoas que pensam diferente, numa riqueza de cultura e de conhecimento, com possibilidades de interação, fortemente acompanhadas pelos professores e gestores”, avalia.

A secretária defende o fortalecimento da educação pública e destaca o papel do Estado de prover o acesso à escola, dando a seus cidadãos condições para crescerem por meio do conhecimento. “A escola pública hoje, mesmo com todos os desafios, é a oportunidade maior para nossas crianças e jovens e precisa ter cada vez mais credibilidade. Temos profissionais capacitados e competentes em nossas escolas, que têm toda a condição de realizar um bom trabalho”, observa.

Objetivos

Sobre os resultados já conquistados e as projeções de melhoria dos índices de aprendizagem para o futuro, Eliana lembra que o objetivo essencial desta busca é a realização pessoal dos alunos. “Quando falamos em bons resultados, não quer dizer que a gente queira ver o Ceará entre os melhores no ranking apenas como vitrine, mas, porque é o nosso dever de casa fazer com que os alunos tenham condição de viver de forma mais justa e digna, realizando seus sonhos. A dedicação do ‘time da educação’ nas escolas conduz todos para este mesmo caminho”, considera.

Também participaram da mesa as professoras Neusa Dal Ri, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e Francisca das Chagas Silva, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com mediação do professor Paulo Maciel, da Universidade Federal do Cariri (UFCA).