Ceará Científico: produções escolares de destaque são premiadas nesta sexta (6)

6 de dezembro de 2019 - 22:54 # # #

Bruno Mota - Texto
Rosane Gurgel - Foto

A etapa estadual do Ceará Científico 2019 foi concluída nesta sexta-feira (6), com a cerimônia de encerramento e premiação dos trabalhos de maior destaque produzidos por estudantes de escolas públicas de todo o Ceará. As pesquisas ficaram expostas na praça de alimentação do Shopping RioMar Fortaleza durante a última quinta e sexta (5 e 6), podendo ser acompanhadas pelo público que passava pelo local. Ao todo, foram avaliados 184 trabalhos finalistas de oito categorias, envolvendo 414 alunos e 184 professores orientadores.

Ao longo das edições, o saldo do evento tem sido expressivo, considerando que cada vez mais as unidades de ensino estão envolvidas no processo de produção do conhecimento, propondo soluções inovadoras para as demandas sociais e incentivando a criatividade dos alunos.

O secretário executivo do Ensino Médio e Profissional, Rogers Mendes, pontua que os jovens, ao se engajarem neste tipo de ação, tornam-se mais confiantes no próprio processo de aprendizagem.

“Nossa avaliação do Ceará Científico é a melhor possível. Essa é a celebração do protagonismo estudantil. O maior legado que a escola pode deixar para o estudante é a autonomia intelectual. É preciso ter as competências para continuar o processo de aprendizagem mesmo após a escola e o evento revela a capacidade dos estudantes de criarem suas investigações, sistematizarem suas pesquisas e terem vários achados importantes para o conhecimento e para contribuir com a sociedade”, avalia.

Antes de chegar à etapa estadual, a ação passou pelas fases escolar e regional. A primeira foi realizada em cada uma das unidades de ensino. Avançaram para o momento seguinte as produções com melhores qualificações em cada escola, tanto estaduais, como municipais. A etapa regional ocorreu na área de abrangência de cada uma das 20 Credes e Sefor, movimentando as cidades e a população em prol da popularização das ciências.

Conduzida e desenvolvida pelos estudantes, sob orientação de seus professores, a ação pedagógica visa incentivar a produção e a dinamização do conhecimento no contexto da sala de aula, da escola, da comunidade, da sociedade e do mundo, por meio da vivência do protagonismo estudantil.

Projetos vencedores no Ceará Científico 2019:

Linguagens e suas tecnologias

1° lugar: Pensando 360º – uma metodologia ativa no ensino de inglês e espanhol como línguas estrangeiras

2° lugar: Curta língua

3° lugar: Retoricamente: um presente dos gregos

Ciências e Engenharia

1° lugar: Avaliação da atividade antimicrobiana do extrato de Malpighia Emarginata frente à Escherichia Cole e Staphylococcus Aureus (in vitro)

2° lugar: Mangel – gel de assepsia produzido usando Mangifera indica L.

3° lugar: Ansiedade: de aliada a vilã. Um olhar sobre a saúde dos jovens de Mauriti-CE

Pesquisa em Ciências Humanas e suas Aplicações

1° lugar: Além dos genes: correlação entre autodeclaração, preconceito e atuação social para valorização das culturas negras

2° lugar: Incidência das precipitações pluviométricas no município de Crateús-CE: um auxílio para o planejamento agrícola local

3° lugar: Enfermagem aplicada à educação em primeiros socorros: treinando professores, salvando vidas

Matemática e suas Aplicações

1° lugar: Pé com pi, pi com pé: um pouquinho de matemática e um sapato em cada pé

2° lugar: Centavo a centavo: educação financeira no ambiente escolar

3° lugar: O uso da tecnologia 3D em um estudo comparativo da geometria espacial dos vírus

Robótica, Automação e Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)

1° lugar: Friday: uma prótese microcontrolada

2° lugar: Produção de uma impressora 3D de baixo custo

3° lugar: Mother helmet

Educação Ambiental

1° lugar: Lixo eletrônico: discussões e intervenções necessárias

2° lugar: Produção de bioplástico a partir do amido extraído da banana verde (Musa Paradisiaca SPP.)

3° lugar: Ecoarte: reutilização e sustentabilidade

Expressões Artístico-culturais na Pesquisa em Educação Ambiental

1° lugar: Ambiart e a última árvore

2° lugar: Relix – uma viagem ao futuro