Seminário estimula produção acadêmica de professores da rede estadual de ensino

10 de dezembro de 2019 - 15:36

Com o objetivo de estimular, socializar e valorizar a produção acadêmica dos professores da rede pública estadual de ensino, a Secretaria da Educação (Seduc) realiza, nos dias 12 e 13 de dezembro (quinta e sexta-feira), no Centro de Eventos do Ceará, o Seminário DoCEntes. A abertura terá a presença da vice-governadora do Ceará Izolda Cela e da secretária da Educação, Eliana Estrela.

O seminário terá a participação de 2 mil docentes, entre Coordenadores de Crede/Sefor, técnicos da Seduc/sede e professores de todo o Estado. O evento acadêmico é uma parceria com o Instituto Unibanco e conta com o apoio da Fundação Demócrito Rocha.

Durante os dois dias, serão desenvolvidas atividades em plenária como também em 16 ilhas temáticas visando proporcionar aos participantes novas vivências e aprendizagens. Serão realizadas palestras, comunicações orais, relatos de experiências e exposições de pôsteres. Também haverá o lançamento da nova edição da Revista DoCEntes e apresentações artísticas de professores.

“O Seminário DoCEntes é mais uma iniciativa do Governo do Ceará para valorizar a produção acadêmica e compartilhar os trabalhos desenvolvidos pelos professores. Serão dois dias bastante produtivos para o aperfeiçoamento das práticas didáticas dos profissionais da rede pública estadual de ensino”, destaca a secretária Eliana Estrela.

No dia 12, a partir das 14h30, o seminário terá o debate “Política Educacional no Brasil e no Ceará: perspectivas para a educação pública de qualidade” com mediação da ex-secretária da Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Sofia Lerche, e a presença do deputado federal e ex-secretário da Educação, Idilvan Alencar; do superintendente do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques; e a coordenadora no âmbito do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Jaana Flávia.

No dia 13, a partir das 11h, o ex-ministro da Educação e professor de ética e filosofia política da Universidade de São Paulo (USP), Renato Janine, fará palestra com o tema “Educação como processo de emancipação do ser humano”.

Para Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco, “as perspectivas para uma educação pública de qualidade se constroem a partir do aperfeiçoamento dos profissionais da rede estadual de ensino, como os docentes. Por isso, é tão importante, além de promover a troca de experiências exitosas, dar a conhecer a produção acadêmica desses profissionais e o que eles têm produzido para vencer os desafios e avançar na qualidade do ensino-aprendizagem da educação”.

Revista DoCEntes

Na quinta-feira, às 17h30, haverá o lançamento da 10ª edição da Revista DoCEntes. A publicação tem o objetivo de divulgar os textos científicos produzidos pelos educadores. Foram escolhidos trabalhos originais e inéditos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, sob forma de artigos originais, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos de robótica e resumos de teses e de dissertações, sempre relativos à educação básica, com foco na experiência docente no Ensino Médio.

O Ceará é o único estado brasileiro a financiar a publicação de um periódico acadêmico destinado à exposição de pesquisas desenvolvidas por professores. A DoCEntes, lançada pela Secretaria da Educação (Seduc) em 2016, tem o selo Qualis A4, reconhecimento concedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), instituição que regulamenta as normas de publicações científicas, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A revista tem tiragens quadrimestrais, com publicação impressa e eletrônica, corroborando para a disseminação e o acesso ao conhecimento.

Serviço: Seminário DoCEntes
Data: 12 e 13 de dezembro de 2019
Horário: 12 – 13h às 18h / 13 – 8h30 às 13h
Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza – CE)