Seminário DoCEntes: educação emancipadora é tema de palestra do ex-ministro Renato Janine 

13 de dezembro de 2019 - 16:15

Bruno Mota - Texto
Rosane Gurgel - Foto

Dando continuidade ao Seminário DoCEntes, evento promovido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o ex-ministro da Educação e professor de Ética e Filosofia Política da Universidade de São Paulo (USP), Renato Janine, ministrou a palestra “Educação como processo de emancipação do ser humano, nesta sexta-feira (13).

Na programação do dia também foram apresentados pôsteres elaborados pelos educadores cearenses, além de palestras simultâneas diversificadas nas “ilhas do conhecimento”. A realização do Seminário se dá em parceria com o Instituto Unibanco e conta com o apoio da Fundação Demócrito Rocha.

Saiba como foi o primeiro dia do Seminário 

Renato Janine argumenta que o processo emancipatório humano exige grande esforço. “O filósofo iluminista Immanuel Kant acertou quando vinculou a emancipação ao conhecimento. Este é o grande papel da educação, educar as pessoas para que saibam fazer suas escolhas, diante de um leque abrangente. Educar é abrir para o mundo. É tirar a pessoa de um espaço fechado e levá-la para um universo em que ela tenha condições de ter mais informações e formações”, ilustra.

Janine considera necessário mostrar que outras realidades são possíveis. “Essa expansão do direito pela maioridade implica, nas nossas escolas, numa inclusão e numa mistura maior dos estudantes. Se não, vamos ter pessoas repetindo sistematicamente a ignorância sobre o que não pertence ao mundo delas”, observa.

A respeito da iniciativa do Seminário, voltado para a valorização da prática docente, Renato Janine avalia a ação como de grande relevância. “O Ceará é um dos estados que têm desempenho melhor em educação, sendo fonte de inspiração para o Brasil todo. Acho a ideia muito boa. É muito importante os professores poderem se reunir, ficarem atualizados, dialogarem com a Secretaria e sentirem que existe realmente uma parceria”, ressalta.

O Seminário marca o encerramento do programa de Formação Continuada de Professores: Itinerários Formativos, ofertado aos educadores da rede estadual, com vistas ao aperfeiçoamento das práticas didáticas e metodológicas. Cerca de 2 mil professores de todo o Ceará participaram das atividades.