Governo do Ceará confirma 25 novas escolas de tempo integral para 2020

17 de dezembro de 2019 - 16:17

Daniel Herculano - Texto
Marcos Studart, Thiara Montefusco e Carlos Gibaja - Fotos

Anúncio foi feito pelo governador durante a live semanal nas redes sociais. Camilo Santana falou ainda sobre a redução do IPVA

Destaque e referência no Brasil com sua política pública de educação, além do sucesso com seus programas educacionais, o Governo do Ceará informou que, em 2020, o estado ganhará mais 25 escolas de ensino médio em tempo integral. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, durante bate-papo com a população pelas redes sociais nesta terça-feira (17).

“Essa é uma política extremamente importante para o estado, e que o aluno pode decidir a sua grade curricular ao praticar esportes, aprender línguas estrangeiras, fazer cursos de informática, estudar artes e outras atividades complementares. O Ministério da Educação paga cerca de R$ 2 mil por cada aluno matriculado, e o estado complementa com o valor necessário para garantir a integralidade do ensino”, explicou Camilo.

Atualmente o Ceará tem 130 escolas de ensino regular em tempo integral e, em 2020, vai passar a ter 155. O estado tem ainda outras 122 escolas profissionalizantes, totalizando 277 unidades de ensino nessas duas categorias no ano que vem. Durante o bate-papo, Camilo Santana informou o local de 24 das 25 novas escolas.

“O Ceará se inscreveu no edital do Ministério da Educação, e foi contemplado com 25 novas unidades, sendo que já temos a definição de onde serão 24 delas: Paracuru, Morrinhos, Acaraú, Tianguá, Massapé, Sobral (duas unidades), Irauçuba, Varjota, Quixadá, Ipaporanga, Poranga, Mombaça, Parambu, Cariús, Várzea Alegre, Jardim, Mauriti, Aboiara, Penaforte, Jati, Fortaleza, Jucás e Assaré”, listou.

Estudar fora

Ao ser indagado pelo internauta cearense Izakiel, Camilo falou ainda sobre quando sairá o edital para seleção dos primeiros alunos do Programa Estudar Fora, previsto para março de 2020, em que alunos da rede estadual de ensino terão a oportunidade de fazer um intercâmbio e estudar em países de língua inglesa e espanhola.

Porto do Pecém

Na mesma transmissão, o governador do Ceará frisou os números positivos do Porto do Pecém neste ano. “Atingimos mais uma marca positiva em 2019 com o Porto do Pecém, com seis linhas regulares de cabotagem, tornando-se assim o segundo maior número de linhas entre portos brasileiros, atrás apenas do tradicional Porto de Santos”, apontou.

O governador explicou também o que é cabotagem, e a importância dos números alcançados para o Ceará. “Cabotagem é toda a movimentação entre portos de um mesmo país, e somente em outubro de 2019 foram movimentadas 1.927.493 de toneladas. Um recorde na história no porto, pois nunca haviam sido movimentadas tantas cargas em um único mês”, disse Camilo.

A cabotagem contribuiu diretamente para o crescimento do Porto do Pecém em 2019, que em outubro bateu recordes. Foi o mês em que 65 navios atracaram nos píeres do terminal portuário cearense – a maior quantidade de embarcações cargueiras atracadas em um único mês, desde que o porto foi inaugurado em março de 2002.

IPVA

No bate-papo online, o governador recebeu um agradecimento do internauta Luís Martins e explicou o Programa de Regularização de Débitos. “O nosso Programa de Regularização de débitos estimula a regularização de veículos através da remissão, ou perdão de débitos com o Detran-CE, e IPVA – com débitos anteriores a 31 de dezembro de 2009 -, como multas de trânsito e transporte autuadas pelo Detran-CE, taxas de licenciamento, taxas de estadia do veículo e taxas de reboque de veículo”, enumerou.

Camilo lembrou ainda que o prazo limite para aderir ao programa é dia 30 de dezembro de 2019, somente para aqueles que possuem dívidas com o Detran-CE ocorridas até 31 de dezembro de 2017, e limitadas até o valor total de R$ 4.260,72.

O governador falou ainda sobre o IPVA 2020, que será mais barato aos contribuintes cearenses. “Os veículos emplacados no Ceará pagarão menos 4,29% em comparação a 2019. Do total recolhido, 50% pertencem ao Tesouro Estadual e os outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos estão licenciados”, explicou.

Turismo

Camilo aproveitou a live também para falar sobre o aumento de voos que Fortaleza e outros aeroportos do Ceará recebem nessa época do ano. “Estamos em alta estação e é importante ressaltar a importância da nossa ‘Trinca de Hubs’, e para o turismo especialmente nesse momento, pois fomos o estado brasileiro que mais cresceu no volume de turistas no Brasil. Reflexo da maior oferta de voos, nacionais e internacionais, e que vira uma cadeia de geração de emprego e renda com mais pessoas em pousadas e hotéis, restaurantes mais cheios, comércio aquecido. Tudo isso gera mais contratações e movimenta nossa economia”, explica o governador.

A localização geográfica do Ceará tem sido fator preponderante na consolidação da trinca de hubs. O estado potencializa a captação de investimentos internacionais para alavancar o desenvolvimento econômico do Estado com a consolidação do Hub das empresas aéreas (Air France-KLM-GOL), do hub portuário (parceria entre os Portos do Pecém e Roterdã), e o hub dados (via SACs e Monet, da multinacional Angola Cables, ligando o Ceará à Africa e aos Estados Unidos por meio de cabo de dados).