Encceja: certificado pode ser buscado em um dos 32 Cejas da rede estadual

30 de dezembro de 2019 - 15:44 # # # #

 

Os jovens e adultos que obtiverem as pontuações estabelecidas no Edital do Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 poderão requerer a emissão do Certificado de Conclusão dos Ensino Fundamental ou Médio em um dos 32 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) da rede pública estadual, localizados em Fortaleza ou no interior do estado. Para tanto, é necessário ter alcançado a partir de 100 pontos nas quatro áreas do conhecimento e 50 pontos na redação. O certificado será entregue mediante a apresentação do RG, do CPF e do boletim individual disponibilizado no site do Inep.

Os participantes que não atingirem a pontuação exigida em todas as áreas do conhecimento no Exame podem obter uma Declaração Parcial de Proficiência e aproveitar os resultados, matriculando-se em um dos Cejas da rede estadual para buscar as demais competências necessárias. Também é possível aproveitar os resultados do Encceja realizado nos anos de 2017 e 2018, além do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado entre os anos de 2009 e 2016.

Sobre o Encceja

A ação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. No Brasil e no exterior, o Encceja pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio. A participação é voluntária e gratuita, destinada inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. A certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.