Aluna da rede estadual é selecionada para participar de intercâmbio na Alemanha

13 de janeiro de 2020 - 09:09

Bruno Mota - Texto

“Sempre fui uma garota ligada em estudar no exterior, morar sozinha ou conseguir uma bolsa de estudos, coisas que pra maioria das pessoas são algo fora da realidade ou um sonho muito grande. Mas, acho que a gente tem que mudar a nossa realidade de acordo com os nossos sonhos, e não sonhar de acordo com a nossa realidade” – Marcele Cavalcante, 15 anos

Acreditando que a perseverança é um dos principais ingredientes para a conquista dos próprios objetivos, a estudante Marcele Maciel Cavalcante vivencia, provavelmente, uma das experiências mais marcantes de seus 15 anos de vida. Prestes a começar a 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Paulo VI, em Fortaleza, onde faz curso técnico em Hospedagem, a jovem participa de um curso de imersão na Alemanha, durante 21 dias. A viagem teve início no último sábado, 11 de janeiro.

A estadia ocorre na cidade de Frankfurt, onde a estudante participa de agenda intensa, incluindo curso de aprofundamento no idioma, visitas a pontos turísticos e eventos culturais.

A excursão está sendo proporcionada pelo “Projeto Escolas: uma parceria para o futuro (Pasch)”, iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, junto com o Instituto Goethe. A EEEP Paulo VI é parceira da iniciativa e oferta curso de alemão para seus alunos. Marcele foi selecionada após gravar um vídeo se apresentando naquela língua e explicando por que deveria ser agraciada com a oportunidade.

“Primeiro de tudo, é preciso ter perseverança. Participei da primeira seleção e não fui escolhida, mas não desisti e continuei mantendo meu boletim na escola. Quando ocorreu a seleção seguinte, consegui. O importante é manter as notas boas na base comum e ser participativa”, lembra a estudante. A ação seleciona, anualmente, dois alunos da EEEP Paulo VI.

Presença

Engajada nas iniciativas da escola, Marcele também é atuante em outros projetos, a exemplo do coral e do grupo de dança. “Minhas áreas preferidas são linguagens e humanas. Amo aprender sobre países”, revela.

A respeito da viagem, a jovem aponta que se preparou para viver uma experiência de aprofundamento tanto na cultura como na língua alemã. “Vou conhecer pessoas de outros países e representar também a cultura brasileira. Estou realmente muito ansiosa. Não consigo acreditar que consegui realizar meu sonho de viajar para o exterior com 15 anos! É realmente uma conquista muito grande e eu mal posso esperar pra aprender muitas coisas novas e quem sabe até ver neve”, projeta.

Para o futuro, Marcele diz pretender fazer curso superior em área relacionada ao turismo ou a eventos. “Tenho planos de conseguir uma bolsa de estudos na Coreia do Sul, que sempre foi um sonho meu. Ainda quero fazer muitos e muitos intercâmbios. Também sempre quis ter minha própria academia de dança comunitária e quem sabe esse projeto começa a ser desenvolvido nos próximos anos”, idealiza.

Centros Cearenses de Idiomas

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), também disponibiliza aos alunos da rede estadual os Centros Cearenses de Idiomas (CCIs), que oferta aulas gratuitas de inglês, espanhol e francês. Ao todo são 13 Centros, que estão localizados em Fortaleza (Shoppings Benfica, RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy, North Shopping Jóquei, Via Sul e uma unidade no Conjunto Ceará), Itapipoca, Crateús, Caucaia, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Maranguape.

Estudar Fora

No ano passado, também foi lançado o Programa Estudar Fora, que tem o objetivo de garantir aos estudantes da rede pública estadual de ensino a possibilidade de estudar uma língua estrangeira por meio de intercâmbio internacional.

Ofertado de forma gratuita, o programa visa fortalecer nos alunos do Ensino Médio o conhecimento e o domínio prático de uma língua estrangeira, intermediando a relação com escolas públicas ou privadas nos países de destino, com duração de um a seis meses. Os processos seletivos para o Programa Estudar Fora serão disciplinados e divulgados pela Seduc por meio de editais, os quais estabelecerão a modalidade de intercâmbio, a quantidade de vagas e os procedimentos de inscrição e seleção dos candidatos.