Seminário debate resultados da aprendizagem no ensino médio cearense

14 de janeiro de 2020 - 16:57 # # #

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza, nesta terça e quarta-feira (14 e 15), em Fortaleza, o Seminário de Divulgação e Apropriação dos Resultados de Aprendizagem: Spaece Ensino Médio 2019. O evento tem como objetivo apresentar os índices de desempenho dos estudantes da rede pública estadual nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, propondo reflexões e estratégias visando ao aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem.

A iniciativa ocorre em parceria com o Instituto Unibanco e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

A divulgação oficial dos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) Ensino Médio será feita pelo governador Camilo Santana, nesta quarta-feira (15), em coletiva de imprensa no Palácio da Abolição.

A secretária Eliana Estrela considera que o seminário permite um olhar dedicado à questão, com troca de experiências entre as escolas, de modo a inspirar ações futuras. “Trata-se de um momento rico, em que também prestamos contas à sociedade do que estamos fazendo. Os resultados não são impactantes apenas pelos números em si. É preciso olhar para os jovens como pessoas que têm sonhos. E fazemos esse trabalho de forma conjunta, com um time que acredita, investe e valoriza a educação”, aponta.

O secretário executivo do Ensino Médio e Profissional, Rogers Mendes, entende que é preciso desenvolver novas estratégias no sentido de ampliar as oportunidades de aprendizagem para a população. “Essa é a ideia do avanço contínuo, de nunca perder a capacidade de olhar para frente. Precisamos ter a serenidade de continuar esse trabalho, para que tenhamos indicadores ainda melhores”, ressalta.

A coordenadora de Avaliação e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem, Kelem Freitas, argumenta que o foco do Spaece não consiste apenas em superar metas. “Todo e qualquer resultado que possa vir de ações realizadas com afeto, dedicação e olhar apurado, só pode dar bons frutos. O número corresponde apenas ao que desejamos alcançar: a aprendizagem”, explica.

A coordenadora geral do CAEd/UFJF, Lina Kátia Mesquita, que ministrou palestra sobre os desafios do Ensino Médio na sociedade atual, entende que as transformações sociais induzem à reflexão acerca do papel da educação. “A sociedade de hoje é tecnológica e da informação. É necessário que os alunos desenvolvam competências para o enfrentamento dos desafios da sociedade, tendo capacidade de interpretar, de associar, de inferir, de compreender contextos, para que sigam com sucesso nos estudos. A escola tem que ser comprometida com a transformação social”, conclui.

O seminário segue nesta quarta-feira (15), com programação durante manhã e tarde. A vice-governadora Izolda Cela será mediadora da mesa “Contextos de aprendizagem”.