Apaixonado por poesia e pelo estudo da sociedade, jovem com paralisia cerebral é aprovado em Humanidades na Unilab

13 de fevereiro de 2020 - 12:36 # # # #

Bruno Mota - Texto

Interessado nos assuntos que dizem respeito ao estudo do ser humano e à convivência em sociedade, Wagner Saraiva de Moura, de Mulungu-CE, teve o desejo de aprofundar os conhecimentos na área para, um dia, ser professor. Sendo cadeirante e tendo leve paralisia cerebral, ele seguiu firme no propósito, conseguiu bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 e se prepara para cursar Bacharelado em Humanidades na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), tendo obtido 1º lugar na classificação. A conclusão da educação básica se deu na Escola de Ensino Médio (EEM) Professor Milton Façanha Abreu.

Assiduidade e pontualidade eram características marcantes de Wagner no período escolar. As disciplinas de História e Língua Portuguesa atraíam-lhe especialmente. A primeira, “por proporcionar conhecimentos de fatos e informações importantes, que permitem aprender sobre o passado para entender o presente”. E a segunda, “pela parte de literatura, principalmente a poesia”. A propósito, além de leitor voraz, o jovem de 19 anos também é produtor de versos.

Proveniente de família de baixa renda, Wagner depende unicamente do Benefício de Prestação Continuada para se manter. O benefício consiste no auxílio financeiro no valor de um salário mínimo destinado a pessoas com deficiência inscritas no Cadastro Único. O estudante é o primeiro da família a ingressar no Ensino Superior.

“Estou feliz e realizado”, considera Wagner, sobre a conquista da vaga na universidade. “Estudar me faz completo”, explica, lembrando do principal motivo de ter seguido adiante na busca pelo aprendizado.

Adaptação

Para cursar a faculdade, cujo campus fica em Redenção, o estudante terá que mudar de cidade, junto com a mãe, para facilitar o acesso às aulas. Entretanto, ambos retornarão a Mulungu nos fins de semana.

Inicialmente, os planos para o futuro são de tornar-se professor e, para tanto, Wagner diz pretender dar seguimento à formação acadêmica, realizando especialização e mestrado. Mas, não descarta também a possibilidade de enveredar por outro campo de estudo. “Talvez daqui a alguns anos queira expandir para outra área. Tenho interesse em Psicologia”, menciona.

Sobre a vivência na Escola Milton Façanha, Wagner considera que teve “uma experiência formidável”, acompanhado de professores e colegas bastante atenciosos, conforme lembra. “Acabou sendo mais do que uma escola, mas uma família. Aprendi com as pessoas com quem convivi. Tenho boas lembranças que irei guardar para sempre. Tenho somente elogios aos professores e gestores. Agradeço pelas palavras e conselhos que me foram dados, pelo aprendizado que me foi proporcionado”, conclui.

Equilíbrio

(poesia de Wagner Saraiva)

Por um momento, penso que sim
Mas depois chego à conclusão de que não.

Minhas certezas se tornam dúvidas
Vivo muitos acertos
Muitas vezes, sou declarado o campeão
Mas todos temos aqueles momentos de tropeços,
Em que caímos muitas vezes, indo ao chão.

Mas este não é o final da estrada
Não é o fim do trilho
Não é o fim da canção
Pois posso estar no chão
Por ter perdido hoje
Este é o equilíbrio da vida
E também sua lição.

Hoje a oportunidade pode estar perdida,
Mas este não é o fim da canção
Pois para aqueles que acreditam,
Novas chances, novos começos virão.

Todo caminho
Tem o seu começo
Tem a sua a saída
Toda porta tem sua chave