Preocupada com questões relativas ao desenvolvimento sustentável, estudante é aprovada em Gestão Ambiental no IFCE

14 de fevereiro de 2020 - 15:48 # # # #

Bruno Mota - Texto

O rumo que está sendo dado ao planeta desperta a atenção de Ana Karolina Moura, que não se contenta em apenas assistir às decisões tomadas por agentes públicos e privados e decidiu ser parte ativa da sociedade neste quesito. Preocupada com as questões relativas ao desenvolvimento sustentável e à preservação dos ecossistemas, a jovem de 18 anos decidiu fazer formação superior em Gestão Ambiental por acreditar que desta maneira poderá contribuir com a causa de forma mais efetiva. O ingresso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) veio após a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019. A estudante foi aluna da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Doutor César Cals, em Fortaleza.

Ana Karolina faz planos para seguir na área laboratorial, criando soluções para as demandas coletivas. “Quero ajudar a desenvolver produtos que possam ser úteis à população e não prejudiquem o meio ambiente. Pretendo pesquisar sobre biocombustíveis e, também, sobre saneamento”, explica. A jovem enfatiza que “toda matéria orgânica pode ser reutilizada e as grandes empresas podem se desfazer de seus resíduos sem, necessariamente, poluir os recursos naturais”.

Após concluir a faculdade, Ana Karolina revela o desejo de dar continuidade aos estudos e considera duas possibilidades. A primeira é de fazer mestrado na área de tecnologia. A segunda é de iniciar uma nova faculdade, desta vez no âmbito da gestão hospitalar. “Nunca pretendo parar de estudar porque entendo que a educação sempre será a minha arma mais poderosa”, avalia.

Foco

Uma das principais motivações da jovem para seguir adiante nos estudos, além do gosto pelo conhecimento, foi a vontade de proporcionar melhor condição de vida à família, que passa por situação de vulnerabilidade social. “Quero mudar minha realidade e a educação sempre será o meu caminho, foi esta a decisão que tomei para a minha vida, desde a infância”, salienta.

Karolina e um primo de idade próxima são os dois primeiros membros da família a ingressarem no ensino superior. “A vida inteira plantei e hoje colho o fruto dessa procura. Me esforcei e fiz por merecer, com o auxílio de professores maravilhosos que também me ajudaram nesse caminho”, aponta.

A propósito, a jovem enaltece a formação recebida na EEFM César Cals e revela que, mesmo tendo concluído o Ensino Médio, continua visitando a escola regularmente. “É uma grande família, um grande lar. A gestão é preocupada com o aluno. Os professores, além de passar conteúdo, são amigos”, observa.

Ana Karolina reflete sobre a necessidade de cada pessoa buscar exercer uma profissão que se adeque às próprias aspirações. “Independentemente da área do conhecimento, cada um tem que procurar fazer o que gosta, trabalhando com vontade, amor e profissionalismo, dando o melhor de si, e assim trará uma contribuição importante à sociedade”, conclui.