Jovem aprovado em Geografia na UFC revela desde cedo vocação para ser professor

19 de fevereiro de 2020 - 13:58

Bruno Mota - Texto

Quando os colegas de Lauan Melo do Nascimento não entendiam os conteúdos abordados durante as aulas, ao longo do Ensino Médio, ele sempre se mostrou disponível para explicar as matérias a quem precisasse. O estudante percebeu que o gesto facilitava a compreensão dos assuntos pelos demais e isso lhe gerava um sentimento de realização. A didática espontânea e a boa vontade para transmitir o conhecimento fizeram-no descobrir ainda cedo a vocação para ser professor. Como tinha afinidade com diversas disciplinas, escolheu aquela que considerava a mais abrangente, em termos de variedade temática, para seguir estudando no Ensino Superior: Geografia. Aos 17 anos, Lauan ingressou na Universidade Federal do Ceará (UFC), após ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019. O jovem reside na região de Sítio Onofre, em Beberibe-CE, e concluiu a educação básica na Escola de Ensino Médio (EEM) Ana Facó.

Tendo realizado o sonho de entrar na faculdade no curso desejado, o estudante agora se organiza para percorrer cerca de 200 km diários, considerando ida e volta, para poder continuar morando na localidade em que sempre viveu e dar sequência aos estudos. Para cada trajeto será necessário pegar três ônibus. Mas, como diz Lauan, é preciso “sair da zona de conforto e procurar nossas melhorias”, avalia.

A ligação com a comunidade natal é tão forte, que o jovem faz planos para desenvolver ações de cunho beneficente no local quando estiver formado. “Pretendo desenvolver projetos sociais e de reforço escolar para as pessoas daqui. Também tenho o desejo de lecionar na Escola Ana Facó. Ia ser até uma forma de gratidão à instituição”, projeta.

Possibilidades

Na visão de Lauan, o estudo da geografia permite explorar saberes diversificados. “Reúne conhecimento de todas as áreas. Acho que poderei ajudar mais gente se conhecer um pouco de tudo. A matemática aparece nas escalas cartográficas; a história, quando se fala de fatos e decisões políticas; a biologia, pelas relações com o solo”, exemplifica. “A complexidade de entender as coisas que acontecem na terra, suas mudanças naturais e aquelas produzidas pelo homem sempre me cativou”, revela.

No Ensino Fundamental, Lauan lembra que era retraído e tinha problemas disciplinares, tendo quase reprovado o 9º ano. “Todo mundo dizia que eu tinha potencial, mas o mau comportamento me atrasava”, observa.

A situação vivenciada no final daquela etapa teria sido, de acordo com o jovem, o ponto de partida para uma transformação de atitude. “A quase reprovação fez com que eu me empenhasse mais, buscasse tanto um melhor desempenho escolar, quanto uma mudança de comportamento”, conta. Ao chegar ao Ensino Médio, Lauan já adotava outra postura, ficando mais atento e participativo nas aulas e buscando posicionar-se criticamente em relação aos assuntos debatidos em sala. Ele também fez parte do Conselho da Merenda Escolar como representante dos alunos.

O jovem acredita que o componente curricular Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais (NTPPS) teve importante papel em sua formação, possibilitando o contato com a pesquisa, além de maior desenvoltura na fala, fazendo como que superasse a timidez. “O NTPPS promove atividades que desenvolvem a parte humana do aluno e faz com que fique mais preparado para enfrentar os obstáculos da vida”, analisa.

Projeção

Lauan faz planos para iniciar um mestrado após a conclusão da faculdade. Sendo o primeiro do núcleo familiar a ingressar no Ensino Superior, ele espera ser fonte de inspiração aos demais. “O conhecimento não prepara apenas para o mercado de tralhado, mas para vida. Quero sempre fazer meu melhor para me engrandecer como pessoa e como profissional, pois tenho o desejo de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária por meio da minha futura profissão”, destaca.