Novos membros da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental são empossados

20 de fevereiro de 2020 - 15:56

Os novos integrantes da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) tomaram posse nesta quinta-feira (20), na Secretaria da Educação (Seduc). A professora Lindalva Cruz, assessora técnica da Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio (Cogem), é a nova coordenadora geral da CIEA. A secretária Eliana Estrela participou da solenidade de posse.

Além da Seduc, os membros do CIEA são integrantes de mais 20 órgãos e entidades. Criada em 2001, a Comissão contribui para a consolidação de políticas públicas voltadas à educação ambiental, promove a articulação intra e interinstitucional a fim de implementar as políticas nacional e estadual de educação ambiental; realiza estudos, pesquisas e sistematização de dados para subsidiar a política estadual de educação ambiental.

Eliana Estrela ressalta o papel da educação na preservação dos recursos naturais. “Sabemos da importância do meio ambiente, especialmente no momento em que vivemos. Precisamos de pessoas que tenham militância forte em prol da causa. Nossas escolas têm tido trabalhos importantes voltados ao desenvolvimento da sustentabilidade, do cuidado, do zelo pela natureza. Nossos jovens desenvolvem, por exemplo, ações interessantes nas disciplinas eletivas das escolas de tempo integral”, frisa.

A coordenadora geral da CIEA explica que a nova representação deverá dar continuidade
a ações iniciadas na gestão anterior. “Na medida em que cada reunião traz a apresentação e a discussão de uma temática, com certificação no final do ano, pretendemos desenvolver um trabalho mais integrado junto às instituições que compõem a Comissão. Nesse sentido, na primeira reunião já fizemos um planejamento prévio das comemorações alusivas à Semana do Meio Ambiente em junho, incluindo visita a uma unidade de conservação no interior do estado. Também, um dia de sensibilização na Seduc, desenvolvendo várias atividades com a participação de alunos, professores da rede pública e técnicos da Seduc”, projeta Lindalva.

Na reunião de posse da nova Comissão também foi apresentado o trabalho a ser desenvolvido na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Cambeba, que foi resultado do empenho da Seduc, por meio da Equipe de Educação Ambiental e Comissão A3P da Secretaria, desde o ano de 2009.