Coordenadoria de Protagonismo Estudantil realiza encontro para planejar ações de 2020

21 de fevereiro de 2020 - 16:46

A Coordenadoria de Protagonismo Estudantil da Secretaria da Educação (Seduc), dando prosseguimento às ações de fortalecimento da área na rede de ensino do Ceará, realizou, nos dias 19 e 20 de fevereiro, o Encontro Formativo “Construindo e Fortalecendo as ações de 2020”. O evento contou com programação diversificada e interativa que incluiu a realização de oficinas e exposição da proposta de trabalho para os Grêmios Estudantis com Foco na Aprendizagem. O Encontro viabilizou a troca de experiências, gerou reflexão e diálogos e integração da equipe.

As atividades foram voltadas para técnicos de apoio às ações nas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), além de representantes de outras coordenadorias da Seduc.

“Espero reunir ideias sobre o que os colegas têm feito nas outras Regionais com êxito, como eu posso adequar à minha realidade e, claro, compartilhar a minha experiência para contribuir na inovação das ações”, conta Samara Alves, técnica da Crede 18.

Yres Stella, da Crede 14, destaca a importância do uso pedagógico dos projetos como o Festival Alunos que Inspiram, Jovem Senador e AoGosto do Aluno na aprendizagem dos estudantes. “Estou voltando com muito mais empolgação e propriedade do que nós fazemos, com esse calor do protagonismo e com a segurança de que este será um ano bastante produtivo”, projeta.

Para a coordenadora do Protagonismo, Gilgleane Silva, o momento foi “muito especial para todos”, com bastantes oportunidades de aprendizagem, integração e inovação. “Construir juntos, Seduc/Crede/Sefor, é o melhor caminho para o fortalecimento e o desenvolvimento das ações. Nosso desejo é realizar outros encontros e alcançar os objetivos esperados”, destaca Gilgleane.

A formação também incluiu um treinamento para utilização das urnas eletrônicas nas eleições dos Grêmios Estudantis, que são realizadas em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). Também houve um momento com a Secretaria do Esporte e Juventude do Ceará (Sejuv) acerca do calendário dos Jogos Escolares 2020.

A Coordenadoria de Protagonismo Estudantil é uma estrutura de gestão e operacionalização de ações e iniciativas para a promoção do protagonismo estudantil nas escolas da rede estadual de ensino. Entende-se o protagonismo como elemento fundamental na formação dos estudantes como pessoas humanas, futuros profissionais, cidadãos e potenciais agentes de transformações positivas em suas comunidades, na medida em que compreendem seu papel na sociedade atual.