Divulgadas diretrizes para elaboração de planos de atendimento virtual nos Cejas

1 de abril de 2020 - 12:00

 

A Secretaria da Educação (Seduc) e o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Apeoc) divulgaram, nesta quarta-feira (01/04), um conjunto de diretrizes para subsidiar o processo de ensino a distância/domiciliar a ser organizado pelos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas). Com base em um Plano de Atendimento Virtual, o documento apresenta estratégias para o cumprimento da carga horária de trabalho presencial durante o período de suspensão das atividades educacionais por conta da pandemia do coronavírus.

Segundo as diretrizes, o atual período não configura antecipação das férias escolares, salvo quando o contrário estiver expresso em ato governamental. A reposição da carga horária acontecerá por meio do atendimento virtual disponibilizado aos estudantes em casa.

Com o Plano de Atendimento Virtual, cada Ceja utilizará recursos tecnológicos disponíveis na região para promover o ensino a distância, permitindo ao estudante, com o auxílio virtual dos professores, uma oportunidade para tirar dúvidas de forma prática, aprofundar os conhecimentos e prosseguir os estudos na área específica. Atividades como Oficinas Pedagógicas, contemplando as áreas do conhecimento; Seminários Temáticos e Cine Debate podem compor o Plano, com a disponibilização de horários específicos para os alunos acompanharem.

As diretrizes apontam o livro didático como referência para o atendimento remoto, sempre tendo em vista o plano individual de estudos. Os alunos que não tiverem acesso a meios para interação com os professores poderão desenvolver um plano individual de estudos quando retomados os atendimentos presenciais.

Como estratégia de avaliação dos módulos, cada Ceja poderá realizar avaliações das aprendizagens dos conteúdos ministrados durante o período de suspensão das atividades presenciais. As avaliações poderão compor, em parte, a nota ou conceito para o histórico escolar do aluno, por meio de trabalhos de pesquisa, realização de listas de exercícios, dentre outras possibilidades.
Com o intuito de apoiar cada unidade de ensino, a Seduc firmou parceria com a Google para disponibilizar aos professores e alunos da rede estadual o acesso irrestrito ao Google Classroom, que integra outras ferramentas como o Google Drive, Agenda, Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários, Sites, Hangouts, dentre outras.

“O fortalecimento e diversificação dos meios de aprendizagens, mediados ativamente pelos professores, consolidam o vínculo do estudante com os Cejas, ampliando as possibilidades de conclusão de seus estudos”, diz trecho do documento.

O Plano de Atendimento Virtual terá a orientação e acompanhamento das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). A Seduc disponibilizará uma equipe técnica para tirar dúvidas a respeito das diretrizes e também orientar os educadores quanto ao uso de tecnologias digitais para o trabalho remoto, aulas e eventos não presenciais.

Acesse as diretrizes dos Cejas

01.04.2020
Assessoria de Comunicação da Seduc