Seduc lança Guia de Apoio aos Estudos Domiciliares

8 de abril de 2020 - 16:50

 

A Secretaria da Educação (Seduc) lançou, nesta quarta-feira (08), um Guia de Apoio aos Estudos Domiciliares com o objetivo de compartilhar práticas pedagógicas a serem adotadas pela rede pública estadual de ensino durante o período de suspensão das atividades presenciais como medida de enfrentamento à disseminação do novo coronavírus (Covi-19). No material, estão agrupadas diversas estratégias para estabelecer rotinas de estudos e de aprendizagem, utilizando recursos como os livros didáticos e meios tecnológicos a fim de subsidiar o processo de ensino a distância/domiciliar organizado pelas unidades de ensino.

Baseado em princípios como a iniciativa Foco na Aprendizagem, o letramento digital, a colaboração e cooperação, educação em rede e cultura digital, o guia destaca as plataformas desenvolvidas pela Secretaria da Educação para estudantes e professores – Aluno Online, Professor Online, #Enemnarede e SISEDU; os projetos e serviços virtuais de parceiros da Seduc; as estratégias voltadas aos alunos sem acesso aos meios tecnológicos; a parceria entre as escolas e a família durante as atividades domiciliares e dicas para os estudantes neste período de estudo remoto.

São apresentados no guia os projetos e serviços virtuais de parceiros da Seduc, como o Google Classroom, Plataforma AlcanCE e Plataforma Foco, além das 12 plataformas selecionadas por meio de chamada pública, que vão servir de apoio na organização das atividades de educadores e estudantes: Impulsiona; Khan Academy; Lecionas; Videoaulas do Ecomuseu Natural do Mangue de Sabiaguaba; Letrus; Webinar da Social Brasilis; Stoodi; Curta na Escola; Eureka Digital; Árvore de Livros; FB Online e Lanlink.
O material apresenta projetos e serviços destinados aos alunos sem acesso aos meios tecnológicos. O guia ressalta, ainda, que as Diretrizes da Seduc apontam o livro didático como a principal ferramenta para as aulas remotas.

Outro ponto importante do material é a parceria entre as escolas e a família durante o período das atividades domiciliares. “As unidades escolares contam com a parceria de cada família para que as/os estudantes realizem suas atividades, tenham uma rotina saudável e cuidem do seu bem-estar durante o período de isolamento social”, diz o trecho do guia.

Por último, são apresentadas dicas fundamentais para os estudantes desenvolverem a rotina de estudos durante o período de suspensão das atividades presenciais. As dicas pretendem possibilitar o desenvolvimento das leituras e resolução de exercícios independentemente do lugar e do momento.

No site da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (CODED/CED), também está disponível um ambiente virtual com as produções pedagógicas desenvolvidas e compartilhadas pelos professores da rede pública estadual a fim de subsidiar os demais educadores. Para acessar, basta clicar: https://www.ced.seduc.ce.gov.br/2020/04/08/apoio-aos-estudos-domiciliares/

Acesse o Guia de Apoio aos Estudos Domiciliares

08.04.2020
Assessoria de Comunicação da Seduc