Grêmios estudantis promovem ações de apoio à aprendizagem dos alunos

20 de maio de 2020 - 12:48

Bruno Mota - Texto

Durante o período de distanciamento social, em que as atividades presenciais encontram-se suspensas nas escolas da rede pública estadual cearense, os grêmios estudantis têm feito um trabalho constante de articulação entre os alunos, com o objetivo de contribuir para a aprendizagem coletiva. A manutenção dos vínculos pode ser fator decisivo para que os jovens permaneçam motivados a estudar. A Secretaria da Educação (Seduc) incentiva e reconhece as boas iniciativas desenvolvidas no âmbito das escolas e promove, ao longo do mês de maio, a “Conexão Seduc: diálogos e experiências sobre os estudos domiciliares”, com uma série de encontros virtuais em formato de palestras, colóquios temáticos e fóruns para trocas de conhecimentos.

Marcos Bryan Figueiredo, de 16 anos, é presidente do grêmio da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Irmã Ana Zélia da Fonseca, em Milagres, área da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 20. Na visão dele, que está na 2ª série do curso técnico em Enfermagem, o estudo em conjunto gera melhores resultados do que o individual.

“Sabemos que nem todos conseguem aprender da mesma forma e, por isso, trazemos resumos, mapas mentais e videoaulas simplificadas dos professores. É preciso transformar o conteúdo em algo do dia a dia, para que possa ser absorvido com mais facilidade”, observa. “Nessa perspectiva, o grêmio, em conjunto com professores, núcleo gestor e líderes de sala, tem desenvolvido essas ações nas páginas do grêmio e da escola no Instagram e nos grupos de Whatsapp”, explica.

Marcos Bryan revela que articular a vida de gremista com a de estudante tem sido desafiador, já que além de cuidar de si precisa também pensar em todos os colegas. “Ao mesmo tempo em que é preciso aprender e fixar os conteúdos, também temos que fazer ações para facilitar o aprendizado dos outros. Mas, com ajuda, conseguimos atingir mais pessoas”, ressalta.

Outra iniciativa desenvolvida pelo grêmio liderado por Marcos é a transmissão ao vivo de conteúdos pelas redes sociais, com o objetivo de dinamizar as atividades e a rotina dos jovens. “Nas sextas-feiras, fazemos lives no Instagram do quadro Luz, Câmera e Arte, em que os alunos mostram os seus talentos. Também temos o TBT da EEEP, em que postamos algo relacionado à saudade que sentimos da escola, pra tirar um pouco da tensão e do estresse. Temos, ainda, o projeto Cuca Legal, que cuida da saúde mental dos colegas, tratando de questões como ansiedade, depressão e competências socioemocionais, contando com a parceria de profissionais da área”, relata.

Integração

Na localidade de Caio Prado, distrito de Itapiúna, município situado na região da Crede 8, o grêmio estudantil da Escola de Ensino Médio (EEM) Vereadora Edimar Martins da Cunha é liderado por Ermesson Germano, de 17 anos, que cursa a 3ª série. Ele conta que a entidade precisou se reinventar, a fim de continuar promovendo ações e envolvendo os alunos durante o tempo de distanciamento.

“Estamos tendo webconferências abordando temas de saúde mental, desafios de estudos domiciliares e dicas de como manter a rotina. Realizamos também momentos de integração entre os grupos de alunos com o auxílio do Whatsapp, como forma de interação. Mesmo distantes fisicamente, estamos unidos, nos fortalecendo”, ressalta.

Ermesson também destaca as ações realizadas pelo grêmio, em conjunto com a escola, no sentido de dar suporte aos estudantes que não têm acesso à internet. “Fazemos a impressão de atividades e enviamos, com o apoio de moradores das comunidades. Também acompanhamos a realização dessas atividades e buscamos sempre estar disponíveis para auxiliar nas necessidades. Embora não tenham internet, todos têm telefone e se comunicam tanto conosco como com os professores para tirar dúvidas”, finaliza.