Clubes estudantis auxiliam na articulação entre alunos durante período de distanciamento

21 de maio de 2020 - 10:48

Bruno Mota - Texto

A aproximação, ainda que virtual, vivenciada por jovens que fazem parte de clubes estudantis tem auxiliado no fortalecimento dos vínculos pessoais e na aprendizagem de diversos temas. A Secretaria da Educação (Seduc) tem incentivado e reconhecido as práticas inovadoras desenvolvidas nas unidades de ensino da rede, por meio da “Conexão Seduc: diálogos e experiências sobre os estudos domiciliares”, ação que promove uma série de encontros virtuais ao longo do mês de maio, em formato de palestras, colóquios temáticos e fóruns para trocas de conhecimentos.

Maria Gabriela Moura, de 16 anos, cursa a 2ª série na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Alda Ferrer, em Lavras da Mangabeira, área da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 17. Ela é uma das monitoras do Clube Estudantil de Libras (Língua Brasileira de Sinais) da unidade de ensino, que tem mobilizado os integrantes com a realização de várias dinâmicas.

Maria Gabriela explica que o contato entre os colegas, no dia a dia, é feito por meio de um grupo no Whatsapp. “Primeiramente, passamos alguns desafios sobre Libras, em que os colegas responderam mandando vídeos fazendo os sinais do alfabeto manual. Para que os vídeos não ficassem disponíveis apenas para os alunos do clube, postamos o material no Instagram, o @libras_alda20!”, aponta.

A ideia, conforme Gabriela, teve grande aceitação entre os colegas, que passaram a fazer cada vez mais vídeos para postar. “Além de ter uma edição linda, era de certa forma dinâmico fazer isso, pois é uma maneira de treinar os sinais de Libras e aprendê-los. Desde abril, estamos mandando esses vídeos, além de conversar com todos pelo Google Meet, dando algumas informações e dicas, falando sobre o assunto. Os monitores, junto com a orientadora, fazem reuniões por essa mesma plataforma para conversar sobre o planejamento semanal”, esclarece.

Não há um tema específico para os vídeos, mas o principal mote tem sido a nova realidade vivenciada em tempos de distanciamento social. “Não tem como negar que é um período difícil e que precisamos nos cuidar. Também falamos sobre a importância de termos esperança de que tudo irá ficar bem, mesmo com esse turbilhão de notícias em nossa direção. Trabalhar no clube de Libras nesse período vem sendo uma ajuda a nos mantermos calmos e a continuar tendo a esperança de que tanto falamos em nossos vídeos”, ressalta Maria Gabriela.

Equilíbrio

No município de Canindé, área da Crede 7, o Clube Estudantil de Espiritualidade da EEMTI Capelão Frei Orlando tem proporcionado uma série de reflexões aos componentes, como descreve Roque Yan Pereira, de 17 anos, que faz a 3ª série do Ensino Médio e é presidente do grupo.

“Estamos frequentemente falando com os nossos colegas por meio de videoconferências. Há um mediador em cada encontro, que instiga todos a pensarem na importância da espiritualidade, principalmente nestes tempos. Estamos superando a distância com alguma dificuldade, pois a proximidade corporal auxilia na compreensão da espiritualidade. Mas, o espírito vai além do tocar-se e o nosso auxílio mútuo tem quebrado barreiras”, observa.

O encontro virtual ocorre uma vez por semana, mas os membros do grupo procuram manter-se disponíveis de forma constante para dar suporte a quem necessitar de apoio para realizar as atividades.

“Na semana passada, por exemplo, debatemos sobre a relação entre a espiritualidade e o autocontrole, que é uma das competências socioemocionais mais importantes. Falamos sobre como esta ferramenta pode equilibrar nossos sentimentos, fazendo uso da razão. Incentivamos cada um a ter momentos de estudos, mas também de ter conversas espirituais, ainda que seja somente entre a pessoa e ela mesma. Também propomos os chamados exercícios espirituais, como a respiração consciente”, descreve.