Espaço de Reflexão: estudantes apoiam o debate de direitos humanos na escola

25 de maio de 2020 - 14:21

Bruno Mota - Texto

A formação do pensamento crítico e da consciência cidadã entre os estudantes é um dos princípios defendidos e adotados pela Secretaria da Educação (Seduc). Neste sentido, foi criado o conceito de escola como espaço de reflexão, que deu origem a um evento anual, envolvendo professores, gestores e alunos, promovido com o objetivo de debater temáticas voltadas aos direitos humanos e à diversidade. Como um dos resultados desta iniciativa, muitos jovens relatam ter despertado para assuntos caros à vida em sociedade.

Naely Almeida, de 18 anos, cursa a 3ª série na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMT) Prudêncio de Pinho, em Poranga, onde é presidente do Grêmio Estudantil. Ela conta que o “Escola: Espaço de Reflexão” trouxe diversos impactos positivos à rotina da instituição, a exemplo da cultura de respeito às diferenças.

“Na nossa realidade, as situações racistas são diariamente observadas nos mais diferentes âmbitos sociais. Nisso, o Grêmio Estudantil, em parceria com a gestão da escola, na busca por uma maior reflexão e mudança de atitude, realizou uma semana temática repleta de atividades, que envolveram debates, palestras e programação cultural. O cenário foi todo preparado a caráter, com foco em imagens, cores e objetos que nos remetessem a pensar nessa temática tão ampla, que é a consciência negra, profunda e necessária nos diversos espaços que ocupamos”, ressalta.

O movimento ocorreu em novembro de 2019 e vem gerando repercussão até hoje. “Dessa forma, esperamos contribuir para uma convivência harmoniosa em um país que tem suas raízes construídas na miscigenação de etnias, desconstruindo os mitos de inferioridade entre os diversos grupos humanos e despertar um olhar amplo, aberto e repleto de respeito pela diversidade”, observa.

De acordo com Naely, foi perceptível envolvimento e o entusiasmo dos estudantes, que interagiram intensamente na ocasião. “A mensagem foi transmitida de aluno para aluno. Todos estavam à frente, fazendo as apresentações. Os professores ficaram muito orgulhosos. Queremos, novamente, fazer nesse ano, trazendo novidades, cada vez pensando no melhor para a escola. E que possamos também levar essas reflexões para a nossa comunidade”, projeta.

Estruturação

No município de Iracema, Damião Kauan Bandeira, de 17 anos, é presidente do Grêmio Estudantil da EEMTI Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, onde cursa a 2ª série. O jovem considera que a unidade de ensino sempre proporcionou momentos de reflexão entre os alunos, com a promoção de diversas atividades e eventos temáticos. Contudo, ele revela, os seminários do “Escola: Espaço de Reflexão” foram fundamentais para a sistematização das pautas.

“Após os seminários, compreendemos que não devíamos esperar somente pela gestão para que a escola fosse um espaço de reflexão. Por isso mesmo, realizamos vários debates, rodas de conversa, gravações de vídeos e passamos a participar ativamente na definição da agenda de comemorações da escola. Deixamos de ser meros espectadores de todo o processo e passamos a protagonistas”, esclarece.

Com relação aos impactos positivos, Damião verifica que tem existido melhor aceitação das diferenças na unidade de ensino. “Afirmar-se negro não é raro. Falar sobre a condição social parece menos problemático e os alunos e alunas homossexuais e bissexuais encontram na escola um refúgio, um escape, um respirar de liberdade, tendo a certeza de que ninguém irá recriminá-los”, identifica.

“É muito importante a escola debater questões raciais, bullying, homofobia, discriminação social, qualquer coisa que se possa colocar como obstáculo à aprendizagem dos nossos colegas”, conclui.

A 4ª edição do “Escola: Espaço de Reflexão” teve início nesta segunda-feira (25) e seguirá até o dia 29 de maio, com programação em ambiente virtual, que inclui webinars, mesas e oficinas temáticas. Com o tema “Construindo Redes de Cuidados e Autocuidados”, os diálogos propostos na programação refletirão como as relações de cuidado podem contribuir para o bem-estar geral e a promoção de atitudes positivas, proativas e responsáveis perante o contexto educacional atual.