Abertas matrículas para os Centros Cearenses de Idiomas

27 de julho de 2020 - 12:34

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (27/07), as matrículas para estudantes novatos nos Centros Cearenses de Idiomas. As vagas são destinadas a alunos da 1ª série do Ensino Médio de escolas da rede pública estadual de ensino que desejem aprender de forma gratuita as línguas inglesa, espanhola e francesa.

As matrículas serão realizadas de forma online, por meio de questionário disponível no endereços abaixo. O processo de matrícula ocorrerá enquanto houver vagas disponíveis.

As atividades do semestre 2020.2 serão iniciadas em agosto de 2020, seguindo o modelo de aulas remotas, com professores e alunos atuando a distância. Durante este período, serão utilizadas plataformas digitais, tais como: Google Classroom, Chatclass, Google Meet, Cambridge Assessment English, Edelsa, Quizizz, Kahoot, dentre outras. As aulas presenciais só voltarão a ocorrer após divulgação do decreto governamental que autorize e normatize a retomada das atividades presenciais na rede pública estadual de ensino.

Ao todo, são 13 Centros de Idiomas distribuídos nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Itapipoca, Crateús, Iguatu e Juazeiro do Norte, que juntos podem atender cerca de 10 mil estudantes. O Governo do Ceará tem a previsão de inaugurar mais três unidades, nos municípios de Quixadá, Camocim e Aracati. Todas as unidades ofertam os cursos de inglês e espanhol, sendo que as sedes do Papicu, Benfica e Sul, em Fortaleza, disponibilizam também o curso de língua francesa.

Metodologia

A orientação pedagógica dos CCIs tem base na abordagem comunicativa, com a integração das quatro habilidades da língua: acuidade auditiva, oralidade, leitura e escrita. As unidades dispõem de notebooks, TV nas salas, internet e material didático para todos os alunos. Os cursos têm duração de até 3 anos, organizados em seis módulos semestrais, com 60 horas-aula cada, totalizando 360h. A certificação pode ser feita após a conclusão de cada módulo ou do conjunto de módulos.

CCI Kennedy
ccikennedy@escola.ce.gov.br

CCI Jóquei
ccijoquei@escola.ce.gov.br

CCI Papicu
ccipapicu@escola.ce.gov.br

CCI Sul
Acesse aqui – Turma de Inglês.
Acesse aqui – Turma de Espanhol.
Acesse aqui – Francês.
ccisul@escola.ce.gov.br

CCI Benfica
ccibenfica@escola.ce.gov.br

CCI Conjunto Ceará
cciconjuntoceara@escola.ce.gov.br

CCI Caucaia
ccicaucaia@escola.ce.gov.br

CCI Maracanaú
Acesse aqui – Veteranos.
Acesse aqui – Novatos.
ccimaracanau@escola.ce.gov.br

CCI Maranguape
ccimaranguape@escola.ce.gov.br

CCI Itapipoca
não fará matrículas para novatos no segundo semestre.
cciita@escola.ce.gov.br

CCI Crateús