Ferramenta avalia competências digitais de professores para aperfeiçoar processo educativo

30 de julho de 2020 - 13:37

A formação permanente de educadores é uma das maneiras mais efetivas de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem. Considerando a importância deste fator, a Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), disponibiliza uma ferramenta de mapeamento de competências digitais de professores. A iniciativa visa possibilitar a autoavaliação em relação ao nível de conhecimentos e usos de tecnologias digitais, com o sentido de apoiar o aperfeiçoamento contínuo dos docentes.

Acesse: https://www.ced.seduc.ce.gov.br/ambiente-de-apoio-a-formacao-docente/autoavaliacao-de-competencias-digitais-de-professores/

Para participar, os professores podem fazer o cadastro e responder a 23 perguntas nas áreas pedagógica, cidadania digital e desenvolvimento profissional. A avaliação leva de 30 a 40 minutos e gera um relatório individual para que o usuário possa entender como estão suas competências digitais.

Antes da pandemia, a rede pública estadual cearense já trabalhava com plataformas online de aprendizagem e muitos de seus professores tinham o hábito de usar equipamentos e recursos educacionais digitais em suas aulas. Apesar dessa experiência, a Seduc entende a necessidade de saber como estão seus professores em relação a essas competências para desenvolver novas ações de formação.

“Foi preciso montar uma força-tarefa para garantir que os 423 mil alunos matriculados em nossas 728 escolas continuassem estudando de suas casas. Esse esforço demandou muito aprendizado da parte dos professores e reforçou a necessidade de investirmos em programas de formação voltados ao desenvolvimento de competências digitais. Os docentes precisam aprender a utilizar com mais segurança as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)”, observa Vagna Lima, coordenadora de Formação Docente e Educação a Distância da Seduc.

A gerente-executiva do CIEB, Gabriela Gambi, explica que a autoavaliação desperta nos educadores uma reflexão sobre suas trajetórias de formação e de desenvolvimento profissional. “Com base nas indicações do relatório, eles entendem claramente quais competências estão bem desenvolvidas e quais ainda precisam ser trabalhadas. Já a rede de ensino terá acesso a uma devolutiva com dados agregados sobre os professores, permitindo o desenvolvimento de programas de formação sob medida, tornando as ações mais eficazes e interessantes para os próprios docentes”, considera.

Suporte

Na próxima segunda-feira (01/08), a Seduc lançará o Ambiente de Apoio à Formação Docente, com o objetivo de apoiar as ações formativas para dar subsídios ao desenvolvimento profissional. O ambiente reúne, organiza e disponibiliza uma curadoria de documentos, sugestões e dicas. Além disso, contém produções audiovisuais, informações sobre cursos e plataformas, com sugestões de conteúdos abertos e gratuitos para a construção autônoma de percursos formativos, voltados ao desenvolvimento das competências necessárias à atuação didática e pedagógica, mediada ou não por tecnologias.