Vamos Aprender: Seduc e Undime lançam programas educativos nas TVs Ceará e Assembleia

6 de agosto de 2020 - 16:00

Os conteúdos diários serão apresentados pela TV Ceará e TV Assembleia, com programação pedagógica dirigida a estudantes de todas as etapas da educação básica

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), secção Ceará, realizam, nesta sexta-feira (07), o lançamento oficial do Programa Vamos Aprender, que oferecerá conteúdos educativos diários nas emissoras TV Ceará e TV Assembleia. O evento, que será transmitido ao vivo, às 14 horas, pelo Youtube ( www.youtube.com/user/cedceara) e pelas TVs Ceará e Assembleia, contará com a participação da secretária da Educação, Eliana Estrela; da presidente da Undime – secção Ceará, Luiza Aurélia Teixeira; do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado José Sarto; da presidente da TV Ceará, Ana Cristina Cavalcante; e da coordenadora de projetos da Fundação Lemann, Mariana Fontoura.

Por meio da parceria com a Undime Nacional e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a partir da próxima segunda-feira (10), estudantes de todo o Ceará, das escolas estaduais e municipais, terão acesso à programação pedagógica de alta qualidade exibida gratuitamente como suporte às atividades remotas. “A implementação do projeto é parte das iniciativas da Seduc e da Undime para mitigar os impactos da pandemia na educação pública e oferecer aos estudantes cearenses alternativas de aprendizagem remota”, destaca a secretária Eliana Estrela.

“A televisão tem um potencial muito grande: nos municípios maiores sabemos a força que tem e, nos municípios menores, muitas vezes é o veículo mais utilizado. Em meio ao isolamento social e suspensão das aulas presenciais, essa é uma maneira de criar momentos para que as crianças tenham uma rotina e continuem sendo estimuladas a aprender”, ressalta o presidente nacional da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia.

O Vamos Aprender disponibiliza, gratuitamente, programas educativos para redes de ensino com conteúdo dirigido a estudantes de todas as etapas da educação básica: Educação Infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. No total, são 320 programas pedagógicos disponíveis, que envolvem desde vídeos interativos, com conteúdo didático e exercícios, até textos e orientações. Todas as áreas de conhecimento são contempladas no conteúdo.

No Ceará, a programação exibida pelas emissoras terá quatro horas e meia de duração, divididas por etapas da educação básica. Na TV Ceará, a programação será transmitida de 8h às 9h e de 14h às 18h30. Na TV Assembleia, os conteúdos serão exibidos de 7h às 9h e de 16h às 18h30.

O conteúdo também ficará disponível nos sites da Seduc, da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED) nos portais Aluno Online, Professor Online e Idade Certa.

O Programa Vamos Aprender foi desenvolvido com apoio da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e da Unesco. O conteúdo oferecido conta com parceria de várias instituições, como Canal Futura, Khan Academy, MultiRio, entre outras, que disponibilizaram gratuitamente seus materiais pedagógicos.

O diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, destaca a importância de oferecer alternativas de ensino não presencial na pandemia: “É um importante passo para que o ensino remoto alcance todos os estudantes, como aqueles que não têm acesso à internet”, diz Mizne.

A presidente do CIEB, Lucia Dellagnelo, reforça a necessidade de utilizar a tecnologia neste momento. “É muito importante apoiarmos as redes de ensino na oferta de conteúdos educativos que possam ser disponibilizados aos estudantes por TV e/ou plataformas digitais”, afirma Lúcia.

“Temos que garantir o apoio à educação a todos sempre, especialmente neste cenário. A TV está ao alcance da maioria e aqueles que tiverem internet poderão acessar conteúdos complementares”, diz Mônica Pinto, gerente de desenvolvimento institucional da FRM.