Escola de Aracatiaçu entrega atividades impressas com apoio de ciclistas parceiros

13 de agosto de 2020 - 09:00

Bruno Mota - Texto

Em nome da preservação do direito à aprendizagem, em tempos de distanciamento social, a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Israel Leocádio de Vasconcelos, em Aracatiaçu, distrito do município de Sobral, encontrou uma forma alternativa de levar os conteúdos aos estudantes que não têm acesso à internet. O diretor da unidade de ensino, Rhonielle de Magalhães, teve a ideia de convidar colegas de um grupo de ciclismo do qual faz parte para entregar, em domicílio, atividades impressas a todos os alunos que necessitassem. A ação teve início na quarta-feira, 12 de agosto, e seguirá até sexta (14).

O grupo de ciclismo Lagartos Selvagens, composto por 33 integrantes e liderado por Rhonielle, tem por costume realizar movimentos voluntários de cunho social, de acordo com o diretor. A entrega do material aos alunos da escola é uma destas iniciativas. Os membros da equipe se revezam na distribuição das atividades, organizando-se em sete rotas. Os caminhos percorridos variam de 24 km a 80 km de distância, considerando ida e volta.

“Fizemos um levantamento para saber quem são os meninos que moram em localidades sem acesso à internet e que, portanto, não estavam conseguindo acompanhar as aulas virtuais. O conteúdo do material entregue é referente aos dias de aula deste mês de agosto”, esclarece Rhonielle.

Retorno

A partir do dia 24 deste mês, as rotas serão novamente realizadas, desta vez, para recolher os exercícios respondidos pelos alunos. Segundo o gestor, os estudantes têm-se mostrado muito felizes e sentindo-se valorizados, assim como os pais.

Rhonielle explica que o grupo de ciclistas voluntários sente-se motivado a realizar a ação por duas razões. “Uma delas reside no desafio de completar o percurso e fechar a semana de treinos, e a outra está na missão social à qual a equipe se propõe. Esta não é a nossa primeira iniciativa social. Um conjunto de outras ações são desenvolvidas, mas, neste momento, a equipe sentiu a necessidade de dar sua contribuição”, considera.