Inscrições para concurso Redação Enem: chego junto, chego a 1.000! começam terça-feira

28 de agosto de 2020 - 17:01

A prática da escrita é fundamental para o desenvolvimento de uma boa redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o objetivo de incentivar a produção textual entre os estudantes da rede pública estadual de ensino, a Secretaria da Educação, em parceira com a Fundação Demócrito Rocha, promove a quarta edição do Concurso Redação Enem: chego junto, chego a 1.000! A ação foi lançada, nesta sexta-feira (28), durante a programação da Conexão Seduc.

O concurso é destinado aos alunos da 3ª série e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio das escolas públicas estaduais cearenses. A iniciativa tem como finalidade selecionar e premiar as produções, como forma de fomentar a adequada redação de texto na modalidade dissertativo-argumentativa, de acordo com o exigido no Enem.

Durante cinco semanas, os estudantes escreverão redações sobre cinco temas como “Desafios e perspectivas da educação a distância em tempo de isolamento social” e “A relevância da ciência para o mundo contemporâneo”, por exemplo. Às terças-feiras de setembro, os candidatos acompanharão o lançamento das propostas completas para escrita da redação e de inforreportagens exclusivas publicadas no jornal O POVO.

Todas as produções textuais serão corrigidas pela plataforma Enem MIX, com acesso pelo portal Aluno Online. Cada estudante poderá apresentar até cinco redações sobre os cinco temas apresentados, sendo considerado concorrente apenas aquele cujo tema seja o sorteado, conforme regulamento.

O certame tem três etapas: escolar, regional e estadual. Os participantes do concurso concorrem a prêmios como notebooks, smartphones e a publicação da redação em livro.

A quarta edição será realizada entre os dias 1º de setembro e 27 de outubro de 2020. Nos últimos três anos, o concurso Redação Enem: chego junto, chego a 1.000! já recebeu e corrigiu cerca de 120 mil redações.

Confira o edital