Webinar discute as competências digitais para a docência nesta quarta (7)

7 de outubro de 2020 - 08:56

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza, nesta quarta-feira (7), às 16h, a webinar “Itinerários Formativos: Competências Digitais para a Docência”, abordando o tema das estratégias e interfaces na educação online e no ensino remoto. O encontro virtual será mediado pela coordenadora de Formação Docente e Educação a Distância da Seduc, Vagna Lima. Haverá, ainda, a participação da professora Edméa Santos, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e da professora Karine Pinheiro, assistente técnica da Coded/CED, que fará a apresentação do curso. A atividade teve início em 8 de setembro passado e tem previsão de término para o dia 7 de dezembro próximo.

Trata-se de uma ação de formação para professores da rede pública estadual de ensino, mobilizada por meio da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED). O itinerário, em sua primeira oferta, conta com mais de 6 mil professores inscritos, distribuídos nas 23 regionais de ensino.

A proposta do Itinerário vai ao encontro das mudanças no processo de ensino e aprendizagem que demandam novas competências, pois exigem dos professores aprimoramentos nos conhecimentos acerca de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), de forma consciente, crítica e reflexiva para promover o ensino-aprendizagem.

A finalidade do percurso formativo é o desenvolvimento das competências digitais para a docência, para que haja a apropriação tanto no acompanhamento quanto na avaliação, na perspectiva de promover um espaço formativo aberto para troca de experiências de formação e desenvolvimento de práticas com as tecnologias digitais.

Para esta ação, a Seduc realizou parceria com o Centro de Inovação para a Educação Básica (Cieb), que propõe uma autoavaliação de identificação do nível de apropriação de conhecimentos e usos de tecnologias digitais, de acordo com a matriz de competências, para apoiar o aperfeiçoamento permanente dos docentes.

A ação formativa é composta por três cursos com 40 h/a, personalizados por níveis e intercalados por uma webinar, totalizando 150 h/a. Os cursos apresentam três sequências didáticas: Introdução, Apropriação e Intervenção e acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVACED.

Vale ressaltar que a iniciativa faz parte do Programa de Formação Continuada: Itinerários Formativos, que teve sua versão piloto em 2018, com cursos de formação continuada para os docentes da rede pública estadual de ensino. O objetivo da atividade é promover o aperfeiçoamento das práticas didático-pedagógicas, com a reflexão dos professores sobre a docência, tanto no contexto da sala de aula como nos ambientes de aprendizagens existentes na escola, concebendo a pesquisa como um princípio pedagógico.

Desde a sua constituição, o programa já contemplou a certificação de amplo número de professores da rede estadual de ensino, sendo 882 em 2018, havendo ampliação em 2019 para 2.095 certificados e, no ano de 2020, em andamento, existem mais de 6 mil professores inscritos.

Como incentivo aos docentes, os trabalhos desenvolvidos na formação de 2018 foram avaliados e publicados na Revista Docentes, em uma edição de 2019, e os trabalhos selecionados da oferta de 2019 foram publicados em 2020, de modo a dar visibilidade às boas experiências, sobretudo visando à qualificação dos trabalhos realizados pelos professores sobre temas relacionados ao ensino e à aprendizagem.

A primeira webinar voltada às competências digitais para a docência foi realizada em 23 de setembro passado e está disponível no canal da Coded/CED no Youtube. Participaram a professora Vagna Lima; a diretora presidente do Cieb, Lúcia Dellagnelo; e o coordenador de Educação do Cieb, Jean Tomceac.

Mais informações sobre o curso podem ser encontradas no Ambiente de Apoio à formação Docente.