Estímulo à pesquisa docente favorece crescimento coletivo da rede de ensino cearense

26 de outubro de 2020 - 18:14

Bruno Mota - Texto

A Secretaria da Educação (Seduc) realizou, nesta segunda-feira (26), o lançamento do Seminário DoCEntes 2020, evento de caráter acadêmico que incentiva a reflexão e o diálogo entre educadores da rede pública cearense acerca de temas caros à prática em sala de aula. A webinar de abertura abordou o tema da formação continuada de professores, tendo a pesquisa como princípio pedagógico. O encontro virtual contou com a participação da secretária Eliana Estrela e das professoras Nukácia Araújo (Universidade Estadual do Ceará – Uece) e Adriana Campani (Universidade Vale do Acaraú – UVA). A mediadora do diálogo foi a coordenadora de Formação Docente e Educação a Distância da Seduc, Vagna Lima.

Eliana observa que os professores cearenses vêm dando sinais de que estão engajados no processo de produção de conhecimento. A gestora chama a atenção para o número expressivo de trabalhos inscritos para apresentação durante o Seminário. Ao todo, serão exibidos e discutidos 297 estudos, distribuídos em 33 colóquios temáticos, com realização nesta terça (27) e quinta (29).

“Aprender com o outro é muito importante. Temos que crescer juntos, de forma horizontal, olhando para os desafios coletivos. Quando eu compartilho uma boa prática, estou contribuindo para a educação como um todo. Assim, abraçamos também os 184 municípios cearenses, por meio do nosso regime de colaboração. A reflexão aliada à ação faz com que caminhemos no rumo certo. Nesse ano difícil em que precisamos nos reinventar, lançamos a ideia de construir um livro, pensando que mais adiante, quando tudo isso tiver passado, as futuras gerações precisam saber o que foi viver a educação nesse período, tendo que reinventar os vínculos afetivos com o distanciamento”, salienta.

“Esse Seminário está sendo de forma virtual, mas acontece com a mesma importância de como se fosse presencial. É um espaço de socialização de experiências, com incentivo e valorização à divulgação de trabalhos e pesquisas de nossos professores, da vivência no dia a dia com os alunos”, complementa Eliana.

Aprendizagem constante

A professora Nukácia Araújo, da Uece, considera que ser pesquisador no exercício da docência é saber trabalhar com o inesperado, com o diferente, com o desafiador.

“Na nossa identidade profissional, uma das coisas inerentes é estar em constante formação. Se não gostamos de estudar, não temos como trabalhar frutiferamente. Somos instados a ter esse olhar de reflexão dentro da sala de aula e, especialmente, a pesquisar tanto para melhorar nossa prática como para contribuir com os colegas. É muito importante a gente poder falar o que sabe para outra pessoa que desenvolve a nossa mesma atividade, podendo enriquecer o trabalho coletivo”, pontua.

Nukácia argumenta, ainda, que a produção do saber científico não ocorre apenas dentro da universidade, mas também, nas escolas. “Todos os professores podem ser pesquisadores e autores. Essa é a forma de contarmos as nossas experiências e inquietações, apontando caminhos para enfrentar problemas”, defende.

Colaboração

A professora Adriana Campani, da UVA, lembra que nem sempre se teve a dimensão da importância da formação continuada no Brasil. Conforme a educadora, este processo deve ser permanente para o efetivo desenvolvimento profissional.

“O grande objetivo do professor pesquisador é perceber que pode produzir saber. Educar, aprender e ensinar são ações que se complementam e não acontecem de maneira isolada. Portanto, o processo de prática tem que ser colaborativo. Eu não aprendo e nem ensino só. A formação continuada é a forma de manter viva a ideia de que nós fazemos a diferença. Como professores, temos que ser os primeiros a entender isso”, ressalta.

Adriana explica, também, que a pesquisa é uma dimensão estruturante dentro do processo de formação. “Esse desenvolvimento profissional se dá após a formação inicial, como uma continuidade, proporcionando novas reflexões sobre a ação profissional e processos pedagógicos no contexto social e institucional, numa perspectiva crítico-reflexiva e política”, conclui Adriana.

O Seminário DoCEntes é uma realização da Seduc, em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), o Programa Cientista Chefe, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Unibanco.