JA Ceará realiza até sexta-feira formação empreendedora para 4.560 estudantes de escolas públicas

30 de outubro de 2020 - 12:35

Com aulas online, 80 estudantes da rede estadual participam no Innovation Camp (IC), criando sites, startups, aplicativos e outras soluções tecnológicas para problemas reais

O estímulo ao empreendedorismo está mudando a perspectiva de estudantes assistidos pela tecnologia social Junior Achievement (JA) Ceará, que atua há 15 anos no estado. Até o dia 30 de outubro, em mais uma etapa dos programas de formação empreendedora, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho, a instituição está incluindo 4.560 alunos da rede estadual de ensino das escolas de tempo integral no projeto Estação Hack From Facebook. Desse total de estudantes, 80 alunos participam no Innovation Camp (IC), programa da JA que estimula os jovens a criarem soluções em inovação e tecnologia para questões relativas ao ambiente de negócios e todo ecossistema do empreendedorismo.

As aulas são online e começaram na manhã do dia 26, das 9 horas às 10h30 e das 11 às 12h30, prosseguindo até sexta-feira. Os participantes do IC estão trabalhando em torno do tema “Como a educação financeira pode ser uma ferramenta para ajudar os jovens a realizarem seus sonhos?”. Para isso, contam com mentores da metodologia capacitados pela JA para orientação do programa.

Lançada em fevereiro deste ano, a parceria com o Facebook inclui ainda 4.480 alunos de 115 escolas da rede estadual em 58 municípios, fruto da aliança da JA Ceará com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). Nessa etapa do projeto Estação Hack From Facebook, os estudantes recebem o Programa O Futuro do Trabalho. Os 80 alunos que participam do Innovation Camp são oriundos de 16 escolas localizadas em Fortaleza, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e no Cariri.

Para a executiva da JA Ceará, Ana Lúcia Teixeira, a metodologia desenvolvida pela JA é dinâmica e vivenciada na prática, proporcionando o protagonismo do participante. “Sendo aplicada com mentoria de forma planejada e com visão nos novos mercados, a jornada prospecta um novo futuro aos jovens atendidos. É uma maneira de levar ferramentas para eles, de despertar para o novo, para a criatividade, para o empreendedorismo e para uma perspectiva de vida mais conectada com habilidades tecnológicas e inovadoras. Isso transforma vidas”, considera.

No Estação Hack From Facebook, o Innovation Camp insere os participantes em um cenário de experiências que motivam a promoção de ideias e o modelo colaborativo de trabalho. Os alunos são desafiados a criarem aplicativos, ferramentas digitais, startups, sites ou outros tipos de soluções inovadoras que atendam a questões relativas à educação financeira como instrumento de realização do próprio sonho. Os participantes aprendem também sobre desafios vivenciados nas empresas, de que maneira a tecnologia ajuda na gestão do negócio e como esse processo impacta no desenvolvimento pessoal e profissional do estudante.

No dia 30, último da imersão, haverá o pitch local, momento em que uma banca examinadora avaliará a viabilidade dos projetos. A defesa de cada trabalho será feita através de ideias de protótipos apresentados por cada equipe. A melhor ideia participará da etapa nacional do Innovation Camp. Informações sobre economia, educação financeira e formação empreendedora também fazem parte da programação construída pela JA Ceará.

A Estação Hack From Facebook é uma iniciativa inédita no mundo, criada pela rede social para o público brasileiro. A proposta é promover a formação de talentos na área de tecnologia, capacitar empreendedores e acelerar startups de alto impacto social no país. Na parceria com a JA, todos os programas aplicados junto aos jovens são de criação da tecnologia social.

Fundada em 1919 nos Estados Unidos, a JA é uma das maiores e mais antigas instituições de educação financeira, empreendedorismo e prática de negócios. No Brasil, onde atua há 37 anos, a organização social (OS) possui unidades em todos os estados e no Distrito Federal. No Ceará, a JA está presente há 15 anos. O propósito da OS, que não tem fins lucrativos e é mantida pela iniciativa privada, é despertar o protagonismo nos jovens para empreender. Estimulando o desenvolvimento pessoal, os programas elaborados pela JA inserem os participantes no contexto do mundo dos negócios, proporcionando a vivência teórica e prática do mercado de trabalho.

*Texto: JA Ceará