Seduc faz pré-lançamento da coleção Educação no Ceará em Tempos de Pandemia

30 de outubro de 2020 - 18:32

No evento de encerramento do Seminário DoCEntes 2020, a Secretaria da Educação (Seduc) realizou o pré-lançamento da coleção de livros “Educação no Ceará em Tempos de Pandemia”, durante webinar nesta sexta-feira (30). A publicação consiste num registro histórico das experiências vivenciadas por professores, alunos e gestores escolares ao longo deste ano, contextualizando o impacto da covid-19 no estado e as ações da Seduc para adequar a rotina de trabalho dos profissionais. Ao todo, 308 trabalhos foram inscritos, dos quais 95 irão compor a coleção, que foi organizada em três volumes temáticos.

Acesse o resultado final da coleção Educação do Ceará em Tempos de Pandemia

A webinar contou com a participação das professoras Socorro Nogueira, diretora do Liceu do Conjunto Ceará; Denise de Morais, gerente regional do Mais Paic na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 19; e Gezilane Gomes, professora de Redação na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professor Antônio Valmir da Silva, em Caucaia. Também participou como convidada a coordenadora de Formação Docente e Educação a Distância da Seduc, Vagna Lima. A mediação do diálogo foi feita pela coordenadora de Educação em Tempo Integral da Seduc, Gardennya Oliveira.

O primeiro volume da coleção abordará estratégias de gestão escolar. O segundo, tratará sobre experiências adotadas nas redes municipais, valorizando o regime de colaboração do estado. O terceiro, será sobre a docência, novas formas de ensinar e aprender, tendo em vista a rede estadual.

Vagna Lima, que representou a secretária Eliana Estrela no evento, destaca o caráter de vanguarda da iniciativa desenvolvida pela Seduc. “Presenciamos o resultado do trabalho comprometido dos nossos profissionais. A Secretaria incentiva, apoia e investe em espaços e estratégias de publicação para os professores. Nosso trabalho se constitui numa grande rede colaborativa de aprendizagem”, enfatiza.

Envolvimento

Socorro Nogueira, diretora do Liceu do Conjunto Ceará, trouxe o exemplo de uma ação bem-sucedida na escola: o “LCC na rede”, plataforma de comunicação com os alunos por intermédio das redes sociais. “Quando surgiu, foi com o intuito de mostrar os projetos desenvolvidos na escola, como atividades esportivas, participação em olimpíadas, expressões artísticas etc. Assim, valorizamos os alunos envolvidos e, também, incentivamos os demais. Com o passar do tempo, a ideia foi se expandindo e pensamos em utilizá-la como ferramenta pedagógica. Os adolescentes são muito atraídos pelas redes sociais. Com o desafio da pandemia, foi uma forma de manter o vínculo com os estudantes. As publicações foram importantes para eles neste momento, trazendo positividade”, explica.

Denise de Morais, gerente regional do Mais Paic na Crede 19, avalia que escrever o relato foi uma oportunidade de registrar o trabalho desenvolvido durante um período inédito na história. “Embora seja sempre um desafio escrever, ter feito com este grupo, em especial, não foi tão complexo, dadas as possibilidades que as tecnologias digitais nos proporcionam. Isso fez com que a gente pudesse construir o nosso trabalho com riqueza. A ação desenvolvida desde maio também busca o acolhimento, a manutenção do vínculo e o engajamento das pessoas”, considera.

Gezilane Gomes, professora da EEEP Professor Antônio Valmir da Silva, em Caucaia, analisa o aspecto das aulas remotas, possibilitadas pela plataforma Google Meet, e a produção e correção de textos pela ferramenta Google Drive.

“É extremamente importante destacar o quanto este livro é relevante para a formação profissional e a valorização do professor. Tivemos que transformar o que fazíamos no espaço físico para o espaço virtual. Escrevi sobre as dificuldades enfrentadas durante o processo de moldagem, a realização de aulas no meet. Sobre a criação de um canal no Youtube para disponibilizar conteúdos extras para auxiliar os meninos, com o nome de ‘Quarentena da redação’. As ferramentas facilitam o processo de escrita colaborativa, em que o aluno envia o texto e o professor corrige e faz comentários de forma rápida”, observa.