Publicada portaria da matrícula 2021 no Diário Oficial do Estado

11 de dezembro de 2020 - 18:41

A portaria de matrícula para as escolas estaduais em 2021 foi publicada no Diário Oficial da última quinta-feira (10). Por meio deste documento, a Secretaria da Educação (Seduc) orienta as escolas para a organização dos processos destinados à confirmação dos estudantes veteranos, acolhimento dos estudantes oriundos das redes municipais e os que estarão ingressando pela primeira vez na rede pública.

Etapas da Matrícula

Na rede pública estadual de ensino, o período de matrícula começa com a confirmação dos alunos veteranos por parte de pais e responsáveis ou do próprio estudante sobre a sua permanência na escola. No segundo momento, acontece o remanejamento interno (direcionado aos alunos da rede estadual) e externo (para alunos da rede municipal que serão recebidos nas escolas estaduais). Estas duas etapas acontecem por meio da parceria entre as Secretarias de Educação dos Municípios e do Estado do Ceará. Não há necessidade comparecer à escola para que a matrícula seja realizada.

A terceira é destinada a alunos novatos, oriundos da rede particular, de outros estados e estudantes que abandonaram a escola e desejam retomar os estudos em uma unidade de ensino da rede pública estadual.

Para o ano letivo de 2021, haverá um processo de matrícula ocorrendo de formas diferentes nesta terceira etapa (novatos) nas escolas estaduais localizadas no Município de Fortaleza, na abrangência da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), e nos demais Municípios que são acompanhados pelas 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede).

Novatos

Rede estadual em Fortaleza

Em Fortaleza, os estudantes novatos deverão solicitar seu processo de matrícula de forma online. A Seduc divulgará endereço eletrônico na próxima semana para que os pais possam realizar a pré-matrícula de acordo com a escola de seu interesse.

Demais Municípios

Nas escolas estaduais localizadas nos demais Municípios, será divulgado no site da Seduc o cronograma para que os pais possam comparecer às escolas mais próximas ou de sua preferência para realizar o processo de matricula.

Protocolos

O processo de matrícula prevê o contato mínimo entre as pessoas. Será definido um cronograma indicando o momento de cada um ser atendido, de forma a evitar aglomerações e todos devem estar usando máscaras.

11.12.2020

Assessoria de Comunicação da Seduc