Divulgados os cursos da EJA e Ensino Médio Noturno + Qualificação Profissional

29 de dezembro de 2020 - 14:33

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio das Coordenadorias de Gestão Pedagógica do Ensino Médio e de Educação Profissional, divulga a relação de cursos disponíveis nas modalidades Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio Noturno + Qualificação Profissional.

EJA + Qualificação Profissional

A EJA + Qualificação Profissional tem como objetivo contribuir para a implementação da política da educação de jovens de adultos articulada com a qualificação profissional, comprometida com a inclusão e garantia do direito à “aprendizagem ao longo da vida”.

O público-alvo da EJA + Qualificação Profissional são os jovens adultos, a partir de 18 anos, que concluíram o ensino fundamental e estão fora da escola ou iniciaram o ensino médio e abandonaram os estudos, além dos alunos egressos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem).

É uma proposta inovadora de reorganização da oferta da modalidade EJA com alternativas metodológicas que adéquem tempos pedagógicos e espaços de aprendizagem aos interesses, necessidades e saberes dos sujeitos da EJA, construindo novas perspectivas de qualificação profissional.

Cursos ofertados:
Preparação para o Trabalho e Prática Social (PTPS) – para o Ano I
Técnicas Administrativas e Vendas (TAV)
Informática
Agente de Informações Turísticas
Organizador de Eventos
Iniciação à cozinha gastronômica

Ensino Médio Noturno + Qualificação Profissional

O Ensino Médio Noturno + Qualificação Profissional associa a educação ao mundo do trabalho e compromete-se com um currículo mais aberto, flexível e participativo, de modo que os saberes formais, provenientes do mundo da ciência, tecnologia e turismo, assim como os informais, provenientes da vida cotidiana e do mundo do trabalho, sejam aproveitados de maneira adequada pelos jovens, valorizando suas respectivas culturas e suas diferentes formas de produzir.

Dessa forma, o Ensino Médio Noturno + Qualificação Profissional propõe-se ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas que permitam a inserção e preparação do educando para o mundo do trabalho.
Serão ofertados os seguintes componentes curriculares, levando em consideração as especificidades de cada escola:

1ª SÉRIE

PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO E PRÁTICA SOCIAL – PTPS

No componente de qualificação de PTPS o aluno estuda, de forma dinâmica, temas como: Introdução à Empregabilidade, Postura Socioprofissional, Empreendedorismo, Autoconhecimento, Direitos e Deveres do Cidadão, Comunicação no Mundo do Trabalho, Inteligências Múltiplas, Projeto de Vida, Processo Seletivo de Emprego, e outras temáticas transversais,

A qualificação em PTPS proporciona ao aluno a ampliação dos conhecimentos sobre o Mercado de Trabalho e a aprendizagem de habilidades e saberes necessários para o seu desenvolvimento individual, social e profissional.

O estudante deste componente de PTPS recebe qualificação para atuar em diferentes atividades profissionais no mercado, pois tem uma visão geral de si e de seu entorno.

2ª SÉRIE

TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS E VENDAS- TAV

O estudo em TAV oferece ao aluno estudos em Administração de Empresas, Inovação e Empreendedorismo, e um foco muito grande em Negócios, Vendas e Mídias Sociais.
Este componente oferece ao aluno o desenvolvimento de competências gerenciais e pessoais, preparando o estudante para trabalhar com atendimento de pessoas e competências técnicas para lidar com ênfase em negócios virtuais.

O estudante recebe qualificação para atuar como: Auxiliar Administrativo, Agente Administrativo, Vendedor, Analista de Mercado, dentre outros cargos no mercado.

AGENTE DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS – AIT
No componente curricular de AIT o estudante aprende sobre o funcionamento da cadeia produtiva do turismo e obtém os principais conhecimentos para a realização do guiamento de turismo.

A qualificação em AIT proporciona ao aluno o desenvolvimento de competências informacionais, comunicativas e técnicas do mundo do turismo, permitindo o exercício da atividade de informações turísticas com enfoque nos atrativos naturais, históricos, patrimoniais e culturais do Ceará.

O estudante do componente curricular de AIT recebe qualificação para atuar nos diversos segmentos da cadeia de serviços do turismo, como: hotelaria, alimentos e bebidas, guiamento, agenciamento, translado e animação turística.

ORGANIZADOR DE EVENTOS – OE

O curso de organizador de eventos busca principalmente capacitar o aluno para: organização eventos; compreensão os diversos tipos de eventos; noções básicas de cerimonial, técnicas de negociação e Marketing em eventos.

O profissional organizador de eventos é responsável por exercer diversas tarefas e atividades. Você aprenderá a planejar e organizar todas as etapas e ações relacionadas a eventos públicos e privadas, desde a concepção até o pré-evento, transevento e pós-evento. Ferramentas de planejamento, definir orçamento, custos e técnicas de captação e negociação de eventos, entre outros.

O mercado de trabalho para o organizador de eventos é bastante variado. Além de trabalhar em eventos corporativos, o profissional pode trabalhar em setores públicos e privados, multinacionais, produtoras, entre outros.

INFORMÁTICA

No componente de qualificação profissional em Informática o educando estuda conteúdos como: Introdução a Informática; Ferramentas de Escritório; Ferramentas Google; Mídias Sociais e Designer Gráfico.

A qualificação profissional em Informática proporciona ao educando a ampliação dos conhecimentos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, o desenvolvimento de competências para edição e formatação de textos, planilhas eletrônicas e apresentações de slides; edição e manipulação de imagens; edição de desenhos e documentos vetoriais; utilização das principais ferramentas google; e mídias sociais.

O estudante de Informática recebe qualificação para atuar em empresas informatizadas independente do seu segmento, como: indústrias, comércio, serviços, dentre outros.

Mais informações: (85) 3101.3973